PSP proíbe balões no S. João de Braga

Os balões de S. João vão ser proibidos em Braga e as multas para quem os lançar vão até aos cinco mil euros. A proibição foi revelada pela PSP que prometeu fiscalização nesta quadra festiva, principalmente nas cidades de Braga e Porto, onde o S. João é comemorado com maior incidência.
Ao lançar-se o balão de S. João pode-se estar numa contra-ordenação punida por coima que pode variar entre os 140 euros e os cinco mil euros, no caso de pessoas singular, e os 800 euros e os 60 mil euros no caso de pessoa colectiva.
O período crítico do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios foi antecipado para hoje, por causa das condições meteorológicas adversas de temperatura que determinaram o aumento do nível de perigosidade para alerta vermelho e laranja no território continental, uma proibição o que significa que está proibido o lançamento dos tradicionais balões de São João.
Esta decisão vem na sequência da publicação da Portaria nº 195/2017, de 22 de Junho, que estabelece a entrada em vigor do Período Critico de Incêndios Florestais, do dia 22 de Junho a 30 de Setembro.
À RUM, Rui Ferreira, presidente da Associação de Festas do S. João de Braga disse que “a decisão apenas confirma aquilo que já estava decidido”, uma vez que a Associação de Festa já havia definido a interrupção do lançamento de balões no início da semana. Ainda assim, Rui Ferreira garantiu que “o fogo de artíficio se mantém, uma vez que não representa problemas” no que diz respeito aos incêndios.
Ainda assim, a portaria hoje publicada é explícita a afirmar que está interdito o lançamento de foguetes (foguetes com cana) e de balões de mecha acesa.
Também o município de Braga já apelou ao bom senso da população e deixou o repto de que “a prevenção começa em cada um de nós!”. De resto, a Divisão Municipal de Protecção Civil continuará a acompanhar permanentemente a situação, encontrando-se disponível para qualquer esclarecimento adicional através do número 253 264 077.
