“Qualidade” é palavra de ordem na Procissão da Burrinha

No próximo dia 17 de Abril realiza-se a tão esperada Procissão de Nossa Senhora da Burrinha, inserida nas celebrações da Semana Santa de Braga. Este é já um clássico no que toca às celebrações religiosas na cidade dos arcebispos que conta com a organização da Junta de Freguesia e Paróquia de S.Victor.

Na manhã desta quarta-feira foi feita a apresentação deste famoso cortejo. Para Ricardo Silva, Presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, este é um “um grande” momento para a freguesia mas também para a cidade de Braga. Não se trata de nenhuma orientação política, mas sim num “sentido de comunidade”, lembra, referindo que o trabalho a ser efectuado é para as pessoas.

Ao todo são cerca de mil os intervenientes, 700 deles vão desfilar pelo mesmo percurso que tem vindo a ser feito nos últimos anos. “Há sempre números que são flutuantes, porque temos de juntar todos os intervenientes nesta procissão e chegamos ao número redondo de mil pessoas que participam. A nossa grande preocupação, não é se ela cresce em número, mas se cresce em termos de qualidade”, explicou o autarca.

Directamente, a Junta de S.Victor não faz qualquer tipo de investimento no cortejo, mas para suportar outros custos como os de segurança, protecção civil, dinâmicas culturais e sociais serão disponibilizados entre 7 a 8 mil euros dos cofres da freguesia. 

Ricardo Silva aproveitouo momento para apresentar a imagem que vai ser a marca da edição deste ano do cortejo e que tem como objectivo relembrar a “Burrinha” durante todo o ano e também em épocas especiais como o Natal. A figura de barro pode ser adquirida nas instalações da Junta de Freguesia de S. Victor.

Figura de Barro que marca a Procissão da Burrinha 2019

“Queremos remodelar a qualidade com que a procissão sai à rua”


A Paróquia de S.Victor é outro membro da organização desta procissão e o pároco Sérgio Torres, na sua intervenção, reforçou o “orgulho e gratidão” que a instituição tem em fazer parte desta iniciativa.

Um dos objectivos é “remodelar a qualidade” deste evento. “Para fazermos esta remodelação fizemos já há alguns anos o compromisso de melhorar vários aspectos. Já temos melhorado no comportamento das pessoas que participam, no calçado e por isso há aqui uma série de investimentos da paróquia. Este ano registamos também 150 túnicas novas, considerando que a procissão leva entre 500 a 600 pessoas com túnicas renovar este número é já uma percentagem significativa dessa remodelação”, reconheceu.

“A sinergia da Junta e da Paróquia S.Victor resulta e cada ano que passa temos cada vez mais pessoas” 

A representar a Câmara Municipal de Braga, a Vereadora da Cultura, Lídia Dias, enalteceu o trabalho feito pela organização e diz que a cidade tem de estar “muito orgulhosa”, porque esta rede demonstra um trabalho de “puro compromisso”, de “excelência” num objectivo maior de engradecer a Semana Santa. “Temos de estar muito orgulhos, porque a sinergia entre a Junta e a Paróquia de S. Victor mostra o melhor que pode ser feito. Resulta e cada ano que passa vemos cada vez mais pessoas a assistirem”, reforçou.  

A Profitecla deixa também a sua marca em vários aspectos desta Semana Santa e na Procissão da Burrinha. Os alunos desta escola profissional de Braga vão acompanhar turistas e todos os interessados para fazer visitas guiadas às Igrejas de S. Victor e Senhora-a-Branca, e à Capela de Nossa Senhora Guadalupe. Hugo Sá, da Profitecla, realçou que o objectivo é “descomplicar” o serviço que têm pela frente e que em caso de condições climatéricas adversas será accionado um “plano B” e as visitas vão continuar sem quaisquer tipo de interrupções.

Constrangimentos no trânsito 

Uma procissão desta dimensão implica sempre alguns constrangimentos a nível rodoviário, como tal o Comandante da PSP, Jorge Magalhães, indicou que a Rua de S. Victor e a Avenida Central vão estar cortadas ao trânsito. 

Como tal existem artérias destas ruas que vão também ser afectadas, sofrer constrangimentos e cortes de trânsito: Rua Santa Margarida, Sardoal, S. Gonçalo e Rua 31 de Janeiro. 

Áudio:

Ricardo Silva, Presidente da junta de S. Victor, Padre Sérgio Torres, da Paróquia de S. Victor, Lídias Dias, Vereadora da Cultura, Hugo Sá, da Profitecla e o Comandante da PSP, Jorge Magalhães. 

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv