Qualidade técnica marca 52ª edição da AGRO

A AGRO arranca na próxima quinta-feira com a expectativa de que visitem o certame entre 35 a 50 mil pessoas.
Pelo segundo ano no renovado Altice FORUM Braga, a organização acredita que a entrada de duas dezenas de novos de expositores comprova a vitalidade daquela que é a maior feira internacional de agricultura, pecuária e alimentação do norte do país e da Galiza.
Entre as novidades do programa deste ano estão os concertos, que regressam depois de uma pausa devido aos trabalhos de requalificação do FORUM Braga, e dos congressos, através das condições oferecidas nos novos espaços disponíveis. O programa foi apresentado esta terça-feira, em conferência de imprensa.
250 expositores; 25 mil metros quadrados de área de exposição; 450 máquinas agrícolas; 50 marcas e fabricantes; 10 concursos; 500 animais em exposição; mais de 60 troféus.
O arranque oficial está agendado para 5ª feira ao meio-dia com uma comitiva presidida pelo secretário de estado da Agricultura. Seminários, concursos, workshops, debates e colóquios são outros dos atractivos para os profissionais do sector agroalimentar.
Carlos Silva, administrador da InvestBraga acredita que estão reunidas as condições para mais uma AGRO de sucesso. “A feira tem vindo a crescer todos os anos, temos feito uma aposta forte naquilo que é a variedade e este ano em particular para as conferências e workshops durante o período da feira”, resumiu.
A expectativa é que passem pela AGRO, ao longo dos quatro dias, entre 35 mil a 50 mil visitantes.
Manutenção do nível e sustentabilidade dos expositores é a dificuldade actual
À 52ª edição a estabilidade está assegurada. O desafio passa agora, segundo o director geral, José Coutinho em “dar qualidade técnica à feira para que os expositores consigam valorizar o investimento”.
Perto de duas mil pessoas vão participar nas conferências organizadas com diferentes parceiros. “Vamos ter um painel de conferências que nunca tínhamos tido e é uma componente fundamental para manter o nível de qualidade técnica e de negócio”, sustentou ainda o responsável.
Andou moribunda, mas reafirmou-se – Altino Bessa
Altino Bessa, vereador do desenvolvimento rural em Braga realça a vitalidade da AGRO, sobretudo a partir de 2014, mas também o impacto da feira na região.
Depois do certame ter andado “moribundo” durante muitos anos, seguindo-se “uma ligeira afirmação”, a AGRO está no seu ponto alto, na opinião daquele responsável. “Era uma feira muito deficitária e em 2014 conseguimos transformar esse modelo numa feira que começou a dar lucro”, lembrou. Na opinião do vereador, a Feira tem capacidade para acolher ainda mais visitantes, mas para isso é preciso que o tempo “ajude” e que a divulgação se intensifique, até porque a AGRO ressalva, “tem um impacto significativo na promoção, divulgação e venda dos expositores, mas também na cidade e na diversidade da oferta da cidade”.
O centrista lembra ainda que é preciso continuar a defender “o mundo rural e as actividades actualizadas aos tempos modernos”. “Estamos a falar de uma das maiores feiras do país, a maior do norte e da Galiza e o público-alvo da Galiza é também muito importante”, continuou.
Dez concursos pecuários, mais de 10 mil litros de leite produzidos e sete restaurantes
José Olímpio, director da InvestBraga dá nota dos dez concursos pecuários, “um número recorde” na AGRO, mas também toda a logística para o acolhimento de cerca de 500 animais. “Vamos ter dez concursos pecuários, um número que prova que temos cativado as associações para ter mais animais em exposição e a concurso”, começou por salientar. A cada AGRO são recolhidos mais de 10 mil litros de leite, referenciou ainda José Olímpio.
Outro dos atractivos recentes é a praça da restauração com as carnes mirandesa, mertolenga, minhota, barrosã, marinhôa, arouquesa e maronesa.
AGRO de portas abertas às escolas e com concertos sexta, sábado e domingo.
O evento está aberto a visitas de escolas, sem custos. “A AGRO também é um espaço de formação”, realçou Carlos Silva.
Este ano regressam os momentos musicais ao auditório do Altice FORUM Braga nas noites de sexta feira e sábado e na tarde de domingo.
A inauguração oficial está agendada para quinta-feira, ao meio dia, e conta com o secretário de estado da Agricultura.
Áudio:
Carlos Silva, Altino Bessa, José Coutinho e José Olímpio
