Quatro eco-escolas de Braga premiadas a nível nacional

Quatro eco-escolas bracarenses foram distinguidas a nível nacional. Das 17 Eco-Escolas existentes no Concelho de Braga, quatro foram premiadas em concursos nacionais envolvendo a Associação Bandeira Azul da Europa, referentes ao ano lectivo 2017/18. Foram elas a Escola EB 2,3 André Soares, a Escola EB2/3 Frei Caetano Brandão, a Escola EB 2,3 de Celeirós e o Externato Infante D. Henrique.
“A nossa primeira preocupação é que os alunos estejam cada vez mais atentos, que levem essa mensagem também para casa, que sensibilizem as suas famílias para questões transversais e que dizem respeito a todos, que tem que ver com o ambiente e sustentabilidade”, referiu à RUM o vereador com o pelouro do ambiente em Braga, Altino Bessa.
Ainda assim, o reconhecimento é importante para alunos e docentes, diz o vereador. “É um reconhecimento e para os próprios, é uma valorização pessoal que incentivará outros alunos, nos próximos anos, a concorrer, porque vêm que efectivamente que, se houver esse empenho, trabalho e motivação, há reconhecimento. Também é importante para os professores que são importantíssimos, pedra fundamental em toda esta dinâmica”, referiu o responsável.
O vereador do ambiente fez questão também de frisar o papel do município na dinamização das 17 eco-escolas de Braga. “Quando, em 2013, tomamos posse, havia apenas sete eco-escolas. Temos incentivado muitas eco-escolas, participado e envolvido as eco escolas quer em iniciativas do município quer nas iniciativas que as próprias têm ao longo do ano lectivo”, assegurou.
A Escola EB 2,3 André Soares arrecadou o 1.º Prémio no Concurso Jovens Repórteres para o Ambiente com o artigo “Descartar o futuro – A nova ameaça ao ambiente”, e outro 1.º Prémio com a reportagem fotográfica “Reflorestar o futuro”, esta no Concurso Nacional Melhores Reportagens 2018. A Escola EB 2, 3 André Soares recebeu ainda o 3.º Prémio no Concurso Internacional Reportagem Dark Skies Rangers (DSR).
A Escola EB2/3 Frei Caetano Brandão recebeu o 1.º Prémio do 2.º escalão, com a actividade “A-brigada da cantina (para todos)” que se debruçou ao tema da Alimentação Saudável e Sustentável. Também a Escola EB 2,3 de Celeirós foi premiada na vertente “Brigada da Floresta” onde desenvolveu diversas actividades.
Já no concurso Hortas Bio nas Eco-Escolas, o Externato Infante D. Henrique recebeu duas menções honrosas referentes à vertente “Hortas Pequenas” e ao desafio “Sementário”.
Áudio:
Altino Bessa, vereador do ambiente, fala sobre a importância do reconhecimento.
