Quercus promove acção de plantação no PNPG

Dados da GNR dão conta que, em 2016, arderam mais de 161 mil hectares em Portugal, mais 93 mil do que em 2015. O Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) é um dos sítios que tem sido fustigado, todos os anos, por incêndios florestais. Nesse sentido, a Quercus está a organizar uma acção de plantação na freguesia de Rio Caldo, próximo do santuário de São Bento da Porta Aberta, no domingo, a partir das 10h.

Pedro Sousa, coordenador da iniciativa de plantação, disse à RUM que “a actividade surge, primeiro por uma necessidade, visto que esta área já tinha sido objecto de uma intervenção nossa há uns anos, e que por motivos de incêndio florestal ardeu uma pequena parte da plantação, que já tinha sido realizada”. O coordenador explicou ainda que está prevista uma plantação de 300 carvalhos alvarinho, no mínimo.

Para que esta iniciativa seja levada a cabo, Pedro Sousa apela a todas as pessoas que se queiram voluntariar, tendo em conta que “estas acções só são possíveis se houver o apoio de voluntários”. O coordenador da actividade refere que estão previstos participar 60 voluntários, “mas toda a ajuda é bem-vinda”.

Quem quiser participar na plantação deve efectuar uma inscrição, que é gratuita, através do email florestacomum@quercus.pt. Os participantes devem fazer-se acompanhar de luvas e vestuário apropriado para o local. O restante material vai ser fornecido pela organização.

Inês Marinho
Inês Marinho

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv