Recepção ao Caloiro é sinónimo de consciência ambiental

Este ano a Recepção ao Caloiro vai ser mais amiga do ambiente. A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) em parceria com a Vitrus Ambiente vai disponibilizar 20 mil copos reutilizáveis, depois de um investimento de oito mil euros por parte da AAUM.
Para o presidente da AAUM, Nuno Reis, esta é uma forma de controlar a quantidade de plástico desperdiçado no evento e uma oportunidade de testar a iniciativa para no futuro colocar em prática no Enterro da Gata onde passam, diariamente, milhares de estudantes.
“Cada vez mais estudantes estão envolvidos na ideia de consciencialização ambiental. Esta medida em particular é a resposta a esses pedidos. Queremos mostrar que os alunos podem fazer a diferença ao serem mensageiros do ambiente”, defendeu.
No Multiusos de Guimarães vão ser colocados dezenas de ecopontos para incentivar à reciclagem de papel e vidro. Outra das novidades passa pelas encomendas das barraquinhas à AAUM. Nuno Reis explica que este ano os pedidos abandonam o formato impresso para “abraçar” o digital.
Os copos Care utilizam um género de plástico específico, o propileno, “dos mais seguros no sector alimentar para além de ser possível reciclar facilmente”, explicou o vice presidente do Departamento Recreativo da AAUM, André Wilson, referindo que podem sofrer até 100 lavagens.
Quanto à aquisição dos copos, no caso da compra do bilhete geral este é oferecido. Já quem tem bilhete diário, o copo tem o custo de um euro. Os estudantes, depois de entrarem no recinto, têm duas opções: guardar o copo ou simplesmente depositar o mesmo num lugar específico para que estes possam ser lavados e reutilizados.
CARTAZ RECEPÇÃO AO CALOIRO 2018
A Recepção ao Caloiro acontece de 3 a 6 de Outubro, no Pavilhão Multiusos de Guimarães.
Áudio:
As medidas sustentáveis aplicadas na Recepção ao Caloiro da UMinho.
