Reitor da UMinho e presidente da AAUM desafiam academia

Domingo é dia de eleições europeias para os portugueses. São dezassete os partidos e coligações que se apresentam a votos.
O combate à abstenção e a aproximação dos jovens à política foi ao longo das últimas semanas uma das preocupações manifestadas. O reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, apelou aos estudantes para que saiam de casa este domingo e votem.
O responsável máximo da academia minhota lembra que estas eleições “não são indiferentes àquilo que a instituição de ensino superior onde estudam vai ser, nem serão indiferentes para o que é a sua própria vida enquanto estudantes e enquanto cidadãos”. Por isso, o reitor da UMinho apela aos estudantes que se “pronunciem, porque aquilo que Portugal vai ser e o que a UE vai ser, vai depender em larga medida dos resultados destas eleições”.
Uma mensagem deixada também pelo presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Nuno Reis. O estudante refere que não votar pode mais tarde tornar-se num “arrependimento” dos jovens, dando
como exemplo inicial o caso do Reino Unido. Nuno Reis diz que numa altura de “tantas transformações, os jovens não se podem alhear desta responsabilidade”. “Se temos algo a dizer, na democracia a melhor forma de o dizer é através do voto e apelo claramente a todos os jovens para que se desloquem massivamente”, vincou ainda o estudante, dando nota que uma forte participação pode significar ainda mais para os jovens. “A Europa é o nosso segundo grande país, somos europeus e eu acho que os jovens querem continuar a ser, portanto têm que ir votar”, reiterou o estudante de Engenharia e Gestão Industrial.
Nuno Reis, presidente da AAUM, e Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, aconselham os estudantes da academia minhota a sair de casa e a participar no acto eleitoral que visa preencher os lugares do Parlamento Europeu para a próxima legislatura.
Áudio:
Declarações do Reitor da UMinho e do presidente da AAUM durante a participação na rubrica ‘PoR UMa Europa Melhor’.
