Revista Bracara Augusta lançada na Feira do Livro

Está apresentado Volume LXIV da Revista Bracara Augusta. A apresentação decorreu esta sexta-feira, na Feira do Livro de Braga. Trata-se da revista cultural de regionalismo e história da Câmara Municipal. A publicação destaca um conjunto de artigos com temáticas da historiografia de Braga e do Minho e conta, nesta edição, com dois tomos.
Um artigo sobre um conflito que se instalou em Braga nos finais do seculos XV, entre os judeus e o Cabidó da Sé, um estudo sobre a instituição do Morgado de Oliveira, feita no Alentejo por um arcebispo de Braga, ou um estudo sobre o Parque da Ponte – que na opinião do autor é dos menos importantes, no que toca à àrea, a nível nacional. São estes alguns dos exemplos de artigos presentes na Revista, revelou à RUM Luís da Silva Pereira, director da revista.
Este an,o a revista inclui dois tomos, explica Luís da Silva Pereira. No segundo publicam-se duas das Menções Honrosas do prémio do Dr. Manuel Monteiro, “um grandíssimo historiador e figura da cidade de braga”, com objectivo de “homenagear esta figura ímpar e estimular à investigação científica”, disse Luís da Silva Pereira.
Na apresentação da Revista esteve a vereadora da cultura, Lídia Dias, que explicou a importância da publicação para a cidade arcebispos. “Braga é uma cidade que nos orgulha, com uma história muito longa, que merece estudo e divulgação. Nós, poderes autárquicos, somos guardiães desta responsabilidade de continuar a publicar esta revista, que é valioso meio de transmissão de cultura”, disse.
A Revista, com origem no boletim municipal de Braga, de 1935, conta, no primeiro tomo, com artigos de José Marques, Luís Miguel Menezes, Eduardo Pires de Oliveira, José Custódio Vieira da Silva. Os autores das menções honrosas são Carla Manuela Machado, Joaquim Martin e José Soares.
Áudio:
Director da Revista, Luís da Silva Pereira, fala sobre este Volume.
