Rio liga últimos 12 meses aos quatro anos anteriores

Ricardo Rio afirma que o primeiro ano do segundo mandato não pode ser dissociado dos quatro anos anteriores.
O presidente do município de Braga foi reeleito há precisamente um ano. Em entrevista à RUM admite que este mandato vai ficar marcado pelas novas infra-estruturas na cidade.
O edil bracarense admite que este último ano foi “mais sensível à componente infra-estrutural”, característica que vai continuar a verificar-se nos próximos anos. “É impossível dissociar estes doze meses dos quatro anos anteriores. Houve muitos projectos que se iniciaram nesses quatro anos e que se foram agora materializando”, disse, dando o exemplo do FORUM Braga, a requalificação de várias escolas, o processo de contentorização na Agere ou a aquisição de novos autocarros nos TUB. O autarca destaca ainda a requalificação do Complexo da Rodovia. “Se no mandato anterior houve um foco muito grande nas políticas imateriais, neste mandato tem sido mais sensível a componente infra-estrutural”, aponta.
O autarca bracarense destaca a carteira de investimentos “elevadíssima” actual, referindo-se às obras da Pousada da Juventude, nas Piscinas Municipais, nos Bairros sociais das Enguardas e de Santa Tecla, assim como projectos de mobilidade como a requalificação de ciclovias. Alguns já começaram, outros deverão iniciar-se em breve.
Pelouro da gestão do espaço público tem sido “um sucesso”
Sobre o espaço público, o autarca considera que o ano de 2018 tem sido diferente na cidade de Braga graças aos trabalhos de intervenção desenvolvidos através do novo pelouro, da responsabilidade do jovem João Rodrigues, eleito como sétimo vereador da coligação Juntos por Braga há um ano. “Este ano de 2018 tem marcado uma postura completamente diferente na gestão do espaço público com benefícios claros para o conjunto da população”, defende.
“Não falta ambição e não faltam projectos para concretizar durante os próximos sete anos”
Um ano depois da reeleição, Ricardo Rio admite que está preparado para conduzir os destinos da cidade durante mais sete anos. “Não falta ambição, não faltam projectos para concretizar, é esse o objectivo que eu tenho, de dar a oportunidade de poder dar o melhor de mim durante os próximos sete anos à cidade de Braga, à concretização de muitas ambições que eu tenho em todos os domínios”, realçou ainda o autarca.
Em entrevista à RUM, Rio espera continuar a contribuir para uma cidade “ainda melhor para viver, para estudar, para investir e para visitar”, apontando que Braga é hoje “uma cidade mais qualificada, prestigiada e dinâmica”, sendo “um dos motores de desenvolvimento do país”, mas também “uma das cidades mais responsáveis e solidárias que existem em Portugal”.
A entrevista na integra a Ricardo Rio pode ser ouvida esta terça-feira, depois das 20h00, no horário habitual do programa Campus Verbal.
Áudio:
Balanço dos primeiros doze meses do segundo mandato
