Rio pede infraestrutura para o quadrilátero

À margem da visita do ministro Pedro Marques a Braga, Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, aproveitou para manifestar a ambição da região na concretização de uma infraestrutura que ligue o quadrilátero urbano, que engloba Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Barcelos, “em soluções de mobilidade mais capazes”.

Em resposta, o governante disse ter estado “a combinar” com Rio “começar a olhar para estudos de procura e de viabilidade desse tipo de soluções de mobilidade”.

O autarca mostrou-se “satisfeito com a garantia” de Pedro Marques de que “na preparação do plano de investimentos para 2030 , o Governo irá também alocar algumas verbas para o estudo preliminar desse tipo de infraestruturas”.

“Espero também que essa solução de mobilidade do quadrilátero possa vir a ser enquadrada nesse âmbito de iniciativas”, acrescentou Ricardo Rio.

Electrificação da linha do Minho até Viana pronta até ao final do ano


O ministro deu luz verde a este e a outros projectos do Minho, assumindo como grande prioridade do Governo “a eletrificação da linha do Minho, já em curso”. “Em breve, concluiremos a electrificação até Viana e já estamos no terreno para eletrificação até Valença”, afiançou Pedro Marques, apontando “o final do ano para a conclusão da electrificação até Viana e o início do próximo ano para início das circulações regulares, já com a linha electrificada”.

A prolongação da electrificação da linha até à fronteira deve acontecer no “final de 2019 ou início de 2020”.

“O Governo espanhol comprometeu-se a fazer eletrificação do pequeno troço que falta do lado de Espanha, para que possamos fazer comboios em todo o noroeste peninsular já com as linhas electrificadas”, avançou Pedro Marques.

OE contempla troço famalicense da variante à EN14 


Ainda sobre infraestruturas da região, o ministro Pedro Marques anunciou que, a par destes investimentos dos fundos, a variante à Nacional 14, em Famalicão, conta com um “financiamento do Orçamento do Estado, que disponibiliza “100 milhões de euros para os acessos às zonas empresariais”. 

“É uma obra que consideramos das mais importantes do programa de valorização das áreas empresariais”, apontou o governante. 

O troço que passa por Famalicão está no terreno desde o mês de maio e a obra, orçada em 3,3 milhões de euros, deve estar concluída no 2.º trimestre do próximo ano.  Jã o troço da variante da Estrada Nacional 14, que ligará a Trofa e Vila Nova de Famalicão, e que inclui uma ponte sobre o Rio Ave, que precisa da aprovação do estudo de impacte ambiental da Agência Portuguesa do Ambiente, não está contemplado no OE e só deve avançar depois de 2020. 

*Por Liliana Oliveira

Áudio:

Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, e Pedro Marques, ministro das Infraestruturas, falam dos projectos previstos para a região.

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv