Rito aponta a títulos para manter ABC num nível elevado

Jorge Rito foi apresentado esta terça-feira como sendo o novo treinador principal do ABC/UMINHO. O técnico esteve ligado ao clube durante 30 anos – apenas com um interregno de quatro épocas – e assume agora o lugar deixado em aberto por Carlos Resende que rumou ao Benfica.
Em declarações aos jornalistas, Rito, que terá como adjunto Carlos Ferreira, não admitiu que o ABC possa ter uma equipa mais frágil na próxima época e elevou a fasquia na definição dos objectivos.
“Ao longo destes 30 anos em que estiveram cá cinco treinadores não houve algum que não iniciasse uma época a dizer que não ia lutar pelo título. Eu não serei o primeiro. Queremos lutar pelos objectivos principais: Sermos campeões, ganhar a Taça de Portugal e a Supertaça. É nestas três frentes que vamos estar envolvidos”, frisou o técnico.
Jorge Rito lembrou que “a bitola está muito elevada” e desejou “manter, no mínimo, o ABC neste nível actual”.
“Temos jogadores a serem muito cobiçados por equipas adversárias, mas estamos confiantes em relação ao trabalho que vamos realizar porque sabemos que vamos ter aqui jogadores de corpo e alma”, sublinhou.
O técnico não acredita, por isso, num plantel mais fragilizado para a próxima temporada, depois das saídas confirmadas de Pedro Seabra, Pedro Spínola, Ricardo Pesqueira, José Costa e Dario Andrade.
“Não vamos ter um plantel mais fraco. Vamos ter um plantel com algumas caras novas a colmatar algumas saídas, mas do ponto de vista estrutural não vejo esta nova equipa mais fraca. Temos um bom grupo para trabalhar e um grupo à altura dos desafios”. Rito garantiu ainda que “há muito trabalho pela frente, até porque o técnico é novo e algumas ideias serão diferentes” das do técnico anterior, Carlos Resende, do qual elogiou o “trabalho excepcional” à frente da equipa.
Já o presidente do clube, João Luís Nogueira, destacou as qualidades do novo técnico onde enalteceu o facto de ser “um homem da casa que junta as mais-valias técnicas ao carácter”.
“O ABC continua muito bem servido e é uma honra e orgulho que o Jorge Rito tenha voltado”, frisou o responsável máximo do emblema bracarense que admitiu que “a herança é pesada” e que o novo técnico “tem um grande desafio pela frente com uma equipa em construção que se vai reiniciar tendo em conta as várias saídas”.
Na próxima época os reforços já anunciados são Hugo Rosário, Nuno Silva e Belmiro Alves, aos quais se vão juntar os juniores Rafael Peixoto, Carlos Bandeira, Rui Jorge Ferreira, Francisco Silva (juvenil) e Ricardo Panta Ferreira.
A temporada no Sá Leite arranca a 3 de Agosto e o primeiro jogo oficial acontece a 27 do mesmo mês com a Supertaça frente ao campeão Sporting.
