Rua Nova de Sta. Cruz ainda preocupa Ricardo Silva

O presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, Ricardo Silva, manifesta preocupação com as soluções ‘à la carte’ que têm sido concretizadas pelos técnicos da Câmara de Braga na Rua Nova de Santa Cruz. A obra ainda não está concluída mas a rua já está transitável. A partir desta segunda-feira, os autocarros retomam também a circulação no sentido poente-nascente.
“Finalmente vai-se dar parte de uma resposta a uma necessidade que é premente. Temos recebido várias reclamações, sobretudo os utentes da 3ª idade. Felizmente teremos novamente os autocarros no sentido poente-nascente”, começa por reconhecer o autarca. Ainda assim, continua em falta a circulação de autocarros de nascente para poente. “Há ainda um circuito que vai ser feito a passar pela Av. João Paulo II e vamos ver como é que a população com alguma dificuldade de mobilidade irá reagir”, acrescenta.
Ricardo Silva apresentou outras preocupações face a soluções encontradas pelos técnicos da autarquia para a obra. “A premissa era alargar passeios para estimular a pedonalidade e a circulação de bicicletas e foram encontradas soluções um bocadinho ‘à la carte’ porque há zonas em que o passeio não tem uma largura como seria desejado”, avisa. A pintura de estacionamento nos passeios é, na opinião de Ricardo Silva “um balão de desenrasque para que as coisas fossem ganhando alguma forma”. O presidente da Junta de Freguesia de S. Victor reconheceu que a Polícia tem desenvolvido uma actuação “bastante exemplar face ao estacionamento ilegal” em cima da ciclovia, mas explica que caso não actue à noite os “carros em cima da ciclovia” continuarão a causar insegurança para os ciclistas.
O presidente da Junta de Freguesia de S. Victor afirmou ainda que a Câmara Municipal de Braga tem vindo a ser alertada para “rectificações que têm que ser feitas” e promete atenção redobrada a partir de segunda-feira para perceber se se verificarão “mais constrangimentos” com a passagem de autocarros.
O município dá conta, através de comunicado, que a partir da próxima semana, irá proceder-se à colocação de dissuasores no limite dos passeios, à colocação de floreiras, plantação de árvores e arbustos e à instalação de bancos de jardim, estimando-se que a obra esteja concluída até ao final do presente ano.
