Ruas são palco central da Cidade Europeia do Desporto

As ruas de Braga serão o “palco principal” da Cidade Europeia do Desporto 2018. Esta quinta-feira, a autarquia apresentou os principais destaques de uma programação vasta, mas que ainda deverá crescer de forma considerável nos próximos meses. “Isto é uma bola de neve, se não dobrarmos o número de eventos, vamos estar muito próximos”, atirou a vereadora do Desporto, Sameiro Araújo.


Asseguradas estão já mais de 300 realizações desportivas, de cerca de quarenta modalidades, dezenas de eventos nacionais e internacionais e a possibilidade de conhecer ‘in loco’ modalidades que em Braga ainda não se praticam.

Segundo o autarca Ricardo Rio, “o espaço central será a própria rua, com muitas actividades no centro da cidade”, mas também nas freguesias até porque se pretende “promover uma desconcentração das iniciativas a desenvolver”. O rio Cávado é outro dos cenários garantidos. A partir de Abril o PEB acolherá alguns dos “grandes” eventos, mas também o Pavilhão da Universidade do Minho, campos de futebol, entre outros.

O município, que prevê gastar mais de um milhão de euros no evento, vai apostar no incentivo à prática desportiva. A autarquia está a levar a cabo um estudo científico para identificar o número de praticantes no concelho e estudar o melhor caminho para incentivar ainda mais bracarenses a hábitos de vida saudável.

A CED vai às freguesias


E, se a maioria das competições decorrerão no centro da cidade e nas instalações desportivas centrais, cada freguesia será palco do próprio evento com a realização de actividades de diferentes modalidades. “Todas as freguesias vão ter um dia dedicado ao desporto, mas independentemente desses eventos nas freguesias, vamos ter todos os fins-de-semana actividades de diversas modalidades para todo o tipo de público em praças da cidade e nos campos da Rodovia”, assegurou Sameiro Araújo. O objectivo é assegurar aos bracarenses a possibilidade de praticarem novas modalidades e adquirirem hábitos de vida saudáveis.

Braga quer título de melhor Cidade Europeia do Desporto 2018


São mais de duas dezenas de cidades que a cada ano são ‘rotuladas’  de cidade europeia do desporto. Em Portugal, Braga sucedeu a Gondomar e pretende chegar ao final de 2018 com mais um título: ser a melhor entre as cidades europeias do desporto daquele ano e uma das melhores de sempre da história do evento organizado pela aces europe. “Estamos certos que reuniremos condições para sermos em 2018 a melhor cidade europeia do desporto e sermos uma das melhores de sempre. Julgamos que pelo leque diversificado de iniciativas que vamos promover e pela qualidade dos eventos que aqui se vão realizar, Braga vai justificar essa mesma conquista. Vamos trabalhar para isso e contamos com a colaboração de todos”, afirmou Ricardo Rio.

Jéssica Augusto, Emanuel Silva e José Carlos Macedo são os embaixadores do evento.

A cerimónia da abertura oficial de Braga Cidade Europeia do Desporto 2018 acontece na noite de 19 de Janeiro, na sala principal do Theatro Circo.

Gusto e Diana, as mascotes de Braga, Cidade Europeia do Desporto 2018


A partir de 19 de Maio, as mascotes vão estar pelo centro da cidade de Braga. A vereadora do Desporto aproveitou o momento para explicar os nomes escolhidos, Gusto “porque vem de César Augusto” e Diana por ser “a deusa da guerra e a deusa do desporto”, explicou.

O programa da CED 2018

A cada três meses o município de Braga deverá apresentar o programa detalhado, ainda assim hoje foram revelados os eventos já fechados com as respectivas organizações das diferentes modalidades.

A ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, com o jogo decisivo a realizar-se dia 27 de Janeiro no Estádio Municipal será o ponto forte do arranque da programação.

Em Fevereiro os destaques vão para a realização do I Torneio Internacional Ginástica Aeróbica, para o Circuito Nacional Remo Indoor e para a Gala da Canoagem. Já o mês de Março ficará marcado pelo Fórum do Treinador de Futebol / Futsal, pelo Congresso das Cidades Europeias do Desporto, pela Taça Portugal Basquetebol – Final 8 e pela Taça de Portugal de Dança.

No segundo trimestre (Abril a Junho) as actividades não param, com destaques para os seguintes eventos: Torneio Ibérico e Campeonato Portugal 10.000 Metros, Campeonato Nacional Duatlo, Concurso Nacional Hipismo, Torneio Internacional Ginástica Artística, Taça Portugal de Pólo Aquático, Open Ténis Braga (ATP Challenge), Rampa da Falperra, Campeonato Nacional Orientação BTT, Campeonato Nacional 1ª Divisão Basquetebol Masculino, Golden European League Voleibol, Campeonato Nacional Paraquedismo – Precisão Aterragem, Taça CNID, International Jumping Competition, Torneio Internacional de Basquetebol, Torneio Futebol “Lopes da Silva” e Campeonatos Nacionais Escolares.

Para o terceiro trimestre (Julho a Setembro) destacam-se a Festa Nacional da Ginástica, o Campeonato Nacional de Patinagem Artística, o Campeonato Nacional de Clubes de Atletismo, a Copa Europa Karaté, a Supertaça Andebol, a Supertaça de Futsal, a Competição Internacional de Dança e o Campeonato Nacional de Xadrez.

A fechar o ano, o último trimestre (Outubro a Dezembro) reserva a Supertaça de Rugby Seniores e Sub18, a Supertaça de Basquetebol Feminino, o Troféu Ibérico de Dança, o Campeonato Nacional de Orientação BTT, o Portugal Fit, o Campeonato Nacional Figuras Natação Artística e o Meeting Internacional Atletismo Pista Coberta.

Áudio:

Sameiro Araújo, Ricardo Rio, Jéssica Augusto e Emanuel Silva na apresentação dos principais destaques do programa

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv