Rui Horta é o criador em destaque da 8ª edição do GUIdance

Rui Horta é o criador em destaque da edição número 8 do GUIdance. O festival internacional de dança contemporânea decorre de 1 a 10 de Fevereiro em Guimarães, e conta com três estreias nacionais e uma estreia absoluta num conjunto de 9 espectáculos, duas masterclasses, sessões nas escolas e dois debates.
Rui Horta terá uma peça em estreia absoluta, denominada “Humanário”, no dia 3 de Fevereiro, e irá repôr o espectáculo “Vespa” no dia 7 do mesmo mês. O programa do GUIdance foi apresentado esta sexta-feira e conta ainda com nomes como Wayne McGregor, Peeping Tom, Marlene Monteiro Freitas, Vera Mantero, Joana von Mayer Trindade & Hugo Calhim Cristovão, Patricia Apergi, Euripides Laskaridis, Marlene Monteiro Freitas e Andreas Merk.
Um festival de dança que assenta em três camadas: “a necessidade de trazer a Guimarães alguns dos mais importantes criadores contemporâneos da actualidade a nível nacional; reforçar e valorizar os maiores criadores nacionais e, por último, a emergência, os novos valores e como têm que encontrar o seu espaço no festival”, explicou o programador Rui Torrinha, na apresentação do programa.
”Da ancestralidade à criação de futuros” é o tema desta edição, que partiu da ideia do tempo e do infinito. “Quando começamos a pensar nesta edição reparamos que, se deitarmos o número 8, temos o sinal do infinito. Este foi um ponto de partida na criação de uma linha de tempo e como é que essa linha nos ajuda a criar novos lugares”, referiu.
Nesta 8ª edição do GUIdance, destaque para o espetáculo “Humanário”. O coreógrafo Rui Horta, presente na apresentação, garantiu ter uma forte ligaçãoa Guimarães, tendo criado um espectáculo com vimaranenses e pessoas da região, que conta com a direcção musical do maestro vimaranense Tiago Simães. “Fizemos uma audição e escolhemos cerca de 40 pessoas, alguns profissionais e outros amadores. É um espectáculo sobre a humanidade, que celebra o indivíduo, as pessoas na sua beleza e a sua grande curiosidade”, resumiu Rui Horta.
PROGRAMA COMPLETO
Quinta 01 Fevereiro
CCVF / Grande Auditório | 21h30
Wayne McGregor Company
Autobiography [ESTREIA NACIONAL]
Sexta 02 Fevereiro
CCVF / Pequeno Auditório | 21h30
Vera Mantero
O Limpo e o Sujo
Sábado 03 Fevereiro
CIAJG / Black Box |18h30
Joana von Mayer Trindade & Hugo Calhim Cristovão
Da insaciabilidade no caso ou ao mesmo tempo um milagre
Sábado 03 Fevereiro
CCVF / Gande Auditório | 21h30
Rui Horta
Humanário [ESTREIA ABSOLUTA]
Quarta 07 Fevereiro
CIAJG / Black Box | 21h30
Rui Horta
Vespa [REPOSIÇÃO]
Quinta 08 Fevereiro
CCVF / Grande Auditório | 21h30
Aerites Dance Company / Patricia Apergi
Cementary [ESTREIA NACIONAL]
Sexta 09 Fevereiro
CCVF / Pequeno Auditório | 21h30
Marlene Monteiro Freitas com a colaboração de Andreas Merk
Jaguar
Sábado 10 Fevereiro
CIAJG / Black Box | 18h30
Euripides Laskaridis
Titans [ESTREIA NACIONAL]
Sábado 10 Fevereiro
CCVF / Grande Auditório | 21h30
Peeping Tom
Vader
Áudio:
Rui Torrinha, programador do festival, fala sobre as “três camadas” do festival
