Sá Pinto sucede a antigo adjunto no Sporting. “Temos ideias parecidas”

Ricardo Sá Pinto já foi apresentado como novo timoneiro do Sporting Clube de Braga. Na conferência de imprensa, que se realizou no auditório do Estádio Municipal, o técnico de 46 anos elogiou Abel Ferreira, com quem trabalhou no Sporting.
O timoneiro de 46 anos considera que a época passada foi “excelente”, dando mérito ao seu antecessor, e que acabou por não ser melhor porque “os principais adversários não perderam muitos pontos”. Abel Ferreira e Sá Pinto conhecem-se bem do tempo em que trabalharam juntos no Sporting. Como jogadores, foram colegas na segunda metade da época 2005/2006 e o técnico do PAOK estreou-se na carreira de treinador como adjunto de Sá Pinto na equipa de juniores do clube leonino, em 2011/2012.
O novo técnico do SC Braga revela que tem “uma relação muito forte” com Abel Ferreira e que está em “sintonia” em relação aos princípios de jogo, referindo que têm “ideias muito parecidas”. Ainda assim, Sá Pinto nota que há diferenças entre um e outro. “Não somos iguais, até pela personalidade. Cada treinador tem o seu cunho pessoal e tem uma maneira de liderar diferente”, explica.
Em relação ao plantel que vai orientar, Sá Pinto reconhece que ainda não tem “o conhecimento profundo de todos os jogadores”, mas confidencia que tem estado “em contacto” com Abel Ferreira. “Quero identificar as características reais de cada jogador e perceber realmente o que cada um pode acrescentar à equipa”, acrescenta.
O ex-treinador do Légia de Varsóvia não adiantou nada sobre a possibilidade de mais reforços, referindo que ainda tem de “falar com o presidente sobre o assunto”. Até ao momento, o SC Braga já contratou para a nova temporada Eduardo (ex-Vitesse), Vítor Tormena (Portimonense), Diogo Viana (Belenenses SAD) e André Horta (Los Angeles FC, Estados Unidos da América).
Sá Pinto justifica fosso entre SC Braga e habituais candidatos ao título com orçamentos díspares
Nas últimas cinco épocas, o clube minhoto foi segundo classificado em quatro ocasiões, ficando atrás dos três crónicos candidatos ao título. Para haver maior equilíbrio, Sá Pinto diz que “falta os três grandes estarem mais fracos e fazerem épocas menos conseguidas”.
Além disso, o técnico que já treinou o Sporting e o Belenenses na primeira divisão nacional considera que as maiores diferenças entre o SC Braga e Sport Lisboa e Benfica, Futebol Clube de Porto e Sporting resultam do orçamento, que “não é comparável”.
Ainda assim, Sá Pinto alerta que a equipa vai lutar até ao fim pelos objectivos.“Temos de ter a noção que há diferenças, mas não podemos deixar de acreditar. Temos de ter a noção de quem somos e não ter receio de conquistar aquilo que queremos”, conclui.
O novo treinador do SC Braga assinou por duas temporadas e sucedeu a Abel Ferreira, que vai orientar os gregos do PAOK. Os adjuntos Carlos Campos e Rui Mota e o preparador físico Guilherme Gomes acompanham Sá Pinto, mantendo-se Jorge Vital como treinador de guarda-redes em relação à equipa técnica anterior.
TBG
