Saneamento e abastecimento de água com rede fechada

O Município de Braga deu esta quarta-feira o pontapé de saída para a empreitada de abastecimento de água e saneamento em zonas ainda não abrangidas do concelho. O momento simbólico aconteceu na freguesia de Escudeiros, numa obra localizada junto à escola local, que ainda não detinha saneamento básico.

Rui Morais, administrador executivo da AGERE, explicou que as obras “vão fechar a rede na cidade”, tanto no saneamento como na rede de abastecimento de águas. A empreitada representa, na totalidade, um investimento de 3 milhões de euros, comparticipada em 85% por fundos comunitários, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSE UR).

“É uma dupla satisfação porque havia uma promessa de há já 40 anos que esta escola teria saneamento e estamos a concretizar isso depois de fecharmos a rede na cidade e porque se inicia uma empreitada que fecha a rede no concelho”, salientou Rui Morais que explicou que “em termos de rede exequível se atingiu os 100% de execução possível”.

Ricardo Rio, presidente do executivo, lembrou que, com esta empreitada se atribuem “valências fundamentais para estas populações que estavam em zonas periféricas e mais distantes do centro e que, agora, passam a ter acesso a estes serviços”.

Já do lado da junta de freguesia, Orlando Gomes, o presidente da autarquia local, fala no “concretizar de um sonho”.“Até que enfim que vamos ter saneamento na escola. Sem dúvida que para professores e alunos era complicado estar constantemente com fossas, com as limpezas e maus cheiros. Finalmente este executivo olhou para nós e estamos satisfeitos”, salientou o autarca local.

Ricardo Rio aproveitou o momento simbólico para criticar o anterior executivo por não ter avançado para esta obra: “Recordar-se-ão que, durante muitos anos, o anterior presidente da Câmara, evocava o progresso no concelho ao lembrar a história de uma escola onde havia, por baixo das salas de aulas, uma vacaria. Era esta a escola e passados todos estes anos esta não tinha saneamento. Portanto, este início da empreitada é o afirmar de um virar de página de qualificação dos serviços para o conjunto dos territórios e da população”, comentou o presidente do município.

A empreitada hoje iniciada vai contemplar a instalação de colectores de águas residuais numa extensão de 38 km, que servirão mais de 1300 habitantes. A rede de saneamento também será alargada numa extensão de quase 10km que servirá 330 habitantes.

Daniel Silva
Daniel Silva

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv