Sapadores de Braga no terreno em Outubro para prevenir fogos

A nova equipa de Sapadores de Braga já vai andar no terreno a partir do início do mês de Outubro. Serão cinco elementos, apoiados por uma viatura cedida em regime de comodato pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, que irão agir na prevenção dos fogos no concelho.

A assinatura do protocolo entre o município e a Associação de Sapadores do Cávado foi assinado esta quinta-feira e Carlos Cação, presidente desta estrutura revelou que estes profissionais que serão contratados vão “ter um papel de silvicultura, limpeza e abertura de faixas nos montes, com intervenções no Picoto e Bom Jesus e no resto do concelho. Iremos ainda fazer cirurgia de árvores e trabalho de prevenção de incêndios”.

O responsável frisou que “o trabalho dos sapadores é reconhecido em todo o país”, lembrando que estes “trabalham todo o ano no terreno e conhecem a área florestal como ninguém”.

Ricardo Rio, presidente do município bracarense, salientou a importância de se firmar este protocolo, uma vez que “o trabalho de permanência no terreno é fundamental para garantir boas condições de prevenção”.

“Uma equipa em permanência dá-nos os meios para que este trabalho possa ser alargado e mais qualificado”, expressou o autarca que deixou o desejo que os próximos anos “sejam vividos com a mesma tranquilidade como neste ano”, no que a fogos do concelho diz respeito.

Braga era o único concelho do Cávado com o qual a Associação de Sapadores do Cávado ainda não tinha protocolado este apoio. O município, em recursos humanos irá investir 50 mil euros para os recursos humanos que serão alocados. A captação destes elementos está já a ser feita pelo município que assumiu que este era um “desejo antigo”. 

Daniel Silva
Daniel Silva

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv