Sarau Cultural abre Festival de Outono

É com um Sarau Cultural no campus de Gualtar que arranca mais uma edição do Festival de Outono esta quarta-feira. A actuação de diversos grupos culturais da UMinho começa às 20h30 no Anfiteatro Natural da EEG, no campus de Gualtar, seguindo-se uma performance promovida pelos estudantes de teatro: “Kaprow”. Ainda esta quarta-feira, mas um pouco mais cedo, pelas 18h30, no mesmo anfiteatro é projectado ‘Filme’, pelo CineFOCUM. A noite prolonga-se pelo Bar Académico de Braga.

O presidente da AAUM, Nuno Reis afirma que este festival de Outono “procura introduzir a cultura produzida dentro da academia e acrescenta algumas bandas de uma faixa etária que possa estar relacionada com os alunos e integrá-los todos numa festa de cultura e de arte, não deixando para trás os concertos da Orquestra ou Exposições”, momentos que “também fazem parte do ecossistema do Festival”.

Na quinta-feira, o festival “muda-se” para a cidade de Guimarães. Primeiro, pelas 18h00, com uma tertúlia 2share com ‘Talentos Alumni’. Uma conversa descontraída que decorrerá no Jardim do Campus de Azurém da UMinho e que será transmitida em directo na Rádio Universitária do Minho (97.5FM). Logo depois (19h00) segue-se a projecção do CineFOCUM. Mais tarde, pelas 20h30, o Sarau Cultural repete-se no jardim do campus de Azurém. 

No entanto, há mais propostas para este dia 27 de Setembro. Pelas 21h30, no Salão Medieval da Reitoria da UMinho dá-se o concerto de abertura da Orquestra da Universidade do Minho. Actuação que se repete, no dia seguinte e pela mesma hora, no Paço dos Duques de Bragança.

Ainda na quinta-feira, pelas 22h30, o campus de Azurém é palco do concerto da banda vimarense SMARTINI, seguindo-se a actuação da banda This Penguin Can Fly. A festa termina no BA de Guimarães.

Sexta-feira é sinónimo de concertos, mas em Braga. No Salão Medieval da Reitoria, pelas 22h00, Benjamim é o protagonista, seguindo-se Márcia e RUM Soundsystem, no Jardim Interior da Reitoria.

No sábado chega ao fim mais uma edição do Festival de Outono. A tarde começa com mais uma edição do Livros com RUM, conduzida por António Ferreira a partir da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, pelas 15h30. Um pouco mais tarde, às 17h00, o Museu Nogueira da Silva acolhe o Espectáculo de Percussão, do Instituto Confúcio. 

À noite, o Festival de Outono regressa ao Salão Medieval para os concertos de Sequin e Best Youth. Pelo jardim interior da reitoria, destaque, uma vez mais, para RUM Soundsystem. A despedida do festival acontece mais tarde, no Bar Académico de Braga.

Áudio:

Nuno Reis, presidente da AAUM, explica importância do Festival de Outono para os novos alunos e para a comunidade em geral

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv