SASUM. Medidas ambientais podem significar galardão

Depois de conhecidos os resultados ao inquérito de sustentabilidade a todos os seus colaboradores e stakeholders dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), entre 21 de Maio e 18 de Junho, os SASUM vão agora avançar com um conjunto de medidas que têm como missão diminuir o desperdício ambiental e, possivelmente, alcançar o prémio ISO 14001.
Segundo o responsável dos SASUM, Carlos Videira, os Serviços da UMinho seriam os primeiros a nível nacional a ser galardoados com esta distinção.
“Vamos continuar a recolher dados para fazer um levantamento exaustivo que nos permita diminuir a pegada ecológica. Neste momento é importante criar parcerias com as autarquias e empresas municipais para podermos apresentar resultados. A certificação da norma ISO 14001 de sistema de gestão ambiental”, permitiria aos SASUM tornarem-se os primeiros serviços de acção social a nível nacional com esta distinção.
Recorde-se que no início do ano lectivo anterior, os SASUM terminaram com o uso de saquetas para talheres, trocando-as por dispensadores, as palhinhas já foram extintas dos bares e distribuíram-se 100 ecopontos pelas residências universitárias. Além disso foram adquiridas lâmpadas LED em substituição das de halogénio.
Senhas em papel vão ser substituídas por solução digital
As novas medidas focam-se na diminuição do uso de plástico e papel. “Estamos empenhados em encontrar uma solução para terminar com as senhas de papel. A ideia é criar uma solução digital. Vamos estudar a viabilidade de um programa de tara reembolsável para as garrafas de água vendidas nos nossos estabelecimentos. A curto prazo queremos substituir os copos de plástico das máquinas de vending por similares de papel ou mesmo copos pessoais”, explicou ainda Carlos Videira.
Neste momento, o responsável afirma que não é possível avançar com um número concreto para financiamento destas novas medidas ambientais. No entanto, Carlos Videira garantiu, aos microfones da RUM, que todas as verbas utilizadas vão a longo prazo “servir para ganhos de eficiência a vários níveis”.
Áudio:
Carlos Videira explica objectivo dos SASUM de se tornarem os primeiros serviços académicos a nível nacional certificados como amigos do ambiente.
