SCB. Zanga ou resultado combinado? PS desconfia

Foi com algumas dúvidas que os representantes do PS, CDU e Bloco de Esquerda saíram da reunião desta quarta-feira com o presidente do Sporting Clube de Braga. O clube quer avançar rapidamente para a segunda fase da obra da Cidade Desportiva, mas Ricardo Rio avisa que o SCB terá de cumprir com uma contrapartida relacionada com a cedência de 800 metros quadrados para a prática de ginástica, espaço que ficaria no pavilhão que vai nascer onde se encontra a inacabada piscina olímpica. Recusando essa opção, o clube deverá construir um novo pavilhão, sugere a autarquia. No entanto, Salvador afirma que o clube nunca esteve disponível para tal contrapartida, ainda que a mesma tenha constado no documento aprovado em sede de Assembleia Municipal para a cedência de terrenos para a construção da Academia.


Ora, para os socialistas este impasse tanto poderá significar uma verdadeira “zanga de comadres” entre Salvador e Ricardo Rio, ou “um resultado combinado”. Aos microfones da RUM, João Nogueira, deputado socialista na Assembleia Municipal de Braga recordou que na reunião desta manhã “um dizia que o acordo tinha sido aprovado pelo outro e o outro dizia que não tinha aprovado rigorosamente nada”. Mas, o facto de Ricardo Rio ter sugerido a António Salvador a organização da reunião desta manhã levanta mais dúvidas aos socialistas. João Nogueira avisa que o autarca pode estar a tentar “que a alteração seja por proposta dos partidos da oposição, retirando-lhe eventualmente aquilo que será um onus negativo para uma situação em que Ricardo Rio quer cavalgar: que não quer gastar nem mais um tostão, mas se for, de certa forma, pressionado pela oposição isso poderá acontecer”.

Do lado da CDU, o vereador Carlos Almeida reconhece o investimento do clube e apela ao diálogo entre as partes para não colocar em risco a hipótese de reconversão da inacabada piscina olímpica. A CDU pede uma negociação “aberta, frontal e transparente” em que se encontre “um caminho alternativo que possa pôr de lado estas questões menores e permitindo resolver o problema da inacabada piscina olímpica”. Aliás, na opinião de Carlos Almeida, “se não for assim, muito provavelmente o município não encontrará uma outra solução para a inacabada piscina olímpica”.

O Bloco de Esquerda manifestou-se sempre contra a construção da Academia de futebol nos terrenos destinados ao Parque Norte. Ainda que aquele partido não tenha votado a cedência de terrenos em sede de Assembleia Municipal, António Lima afirma que o BE vai estar atento, até porque na reunião da manhã ouviram apenas afirmações diferentes de Ricardo Rio e Salvador. “Quando tivermos que votar, vamos votar de acordo com os interesses da cidade e do município”, assegurou. No entanto, António Lima levantou outra questão referida naquela reunião: o SCB não estará interessado na cedência por quarenta anos com possibilidade de renovação e pretende, face ao investimento naqueles terrenos, assegurar a sua gestão por tempo indeterminado. “Significa que qualquer coisa que o município queira fazer no estádio no futuro, o município não pode, porque passa a ser tudo do SCB menos o estádio, e isso não faz sentido, o município tem que ter o poder”, avisou.


O SCB deverá em breve voltar a sentar-se com o executivo municipal. A Câmara exige ao clube a construção de um pavilhão destinado à ginástica, uma vez que o SCB não está disponível a ceder um espaço para esse fim no pavilhão que vai nascer onde hoje se encontra a piscina olímpica.

Áudio:

As reacções do PS (João Nogueira), CDU (Carlos Almeida) e BE (António Lima) depois da reunião no Estádio Municipal de Braga

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv