“Se jogássemos sem símbolo toda a gente identificaria o SCB”

Abel Ferreira insistiu esta quinta-feira nos elogios à prestação do Sporting Clube de Braga dentro das quatro linhas. Depois de há uma semana ter referido que [o SCB] é a melhor equipa a jogar futebol em Portugal, o treinador dos minhotos saiu, uma vez mais, em defesa do seu plantel. À margem da conferência de imprensa de antevisão do encontro com o Marítimo, no Estádio Municipal de Braga, Abel Ferreira disse mesmo que “se a equipa jogasse com uma camisola vermelha, mas sem o símbolo do SCB, toda a gente identificaria a forma de jogar do Braga”, o que “diz muito do que tem construído enquanto equipa e enquanto grupo”. Na opinião do técnico, a equipa tem sido “sólida” e “sabe aquilo que faz dentro do campo”.
O treinador dos minhotos referiu ainda a persistência dos atletas ao longo dos treinos. “É treinar que nem anumais, é isto que estes jogadores fazem. É impressionante a forma como eles treinam, como disputam cada lance. É raro o treino que não acabe com mazelas, e portanto não há outra forma de ser e de estar que não seja esta”, disse Abel Ferreira.
Terminar em quarto seria uma desilusão?
“Não sei se vou ficar em quarto, em primeiro, em segundo ou em terceiro. O que eu sei é o orgulho que eu sinto a ver esta equipa jogar e que é exactamente o que os adeptos sentem. Chegar ao final ou a meio do jogo e ver toda a gente apaixonada por esta equipa, a puxar por um clube, por uma cidade, por estes jogadores. Não sei em que lugar vamos ficar, mas sei que estamos a conquistar o respeito das pessoas e dos nossos adeptos”, afirmou o treinador.
Abel Ferreira desvaloriza possibilidade de bater recorde pontual
O SCB está a quatro pontos de bater o recorde pontual na história do clube, mas Abel Ferreira prefere reflectir sobre a onda de apoio dos adeptos nos jogos. “Não sei se vamos conseguir ou não, mas no final vamos ter de fazer uma pergunta: batendo esse número de pontos o que é que há de diferente?” questionou o treinador. Apesar de reconhecer a importância da classificação, o treinador prefere olhar para o apoio dos adeptos ao longo da época. “Temos que crescer a todos os níveis. Um apelo que faço é que cada vez mais os nossos adeptos nos possam acompanhar em casa e fora, porque isso é que vai fazer de nós maiores. O que me interessa dizer é o que se tem criado e construído ao longo deste ano”, vincou o técnico.
Abel Ferreira preferiu não comentar as declarações de António Salvador sobre as arbitragens.
O SCB recebe o Marítimo esta sexta-feira a partir das 20h30 para a partida referente à 31ª jornada da I Liga. Na antevisão ao jogo deixou elogios à equipa madeirense, “com um processo simples, mas que sabe bem aquilo que faz e que desde Janeiro aumento a qualidade dos seus jogadores”. Por isso, Abel pede aos jogadores que continuem a manifestar dentro de campo a “identidade” do clube minhoto.
Áudio:
Abel Ferreira à margem da antevisão do encontro com o Marítimo
