“Se não votarem estão a demitir-se das suas vidas”

Marisa Matias percorreu hoje o centro da cidade de Braga numa arruada que juntou várias dezenas de bloquistas. Acompanhada do número 2 da lista do BE ao Parlamento Europeu e dos principais rostos do Bloco de Esquerda no concelho e no distrito, a cabeça de lista do bloco distribuiu sorrisos e recebeu abraços e palavras de incentivo, sobretudo das faixas etárias mais velhas e do eleitorado feminino.  

Reconhecendo que a abstenção “é uma preocupação”, a candidata ao Parlamento Europeu defendeu que é dever dos candidatos “mostrar como há uma ligação tão directa entre as políticas europeias e as políticas nacionais e que se as pessoas não votarem nestas eleições estão também a demitir-se sobre as suas vidas, nomeadamente em questões tão fundamentais como o acesso à saúde, à educação ou aos transportes”. “É sobre isso que vamos votar no próximo dia 26 de Maio”, rematou.

Num dia em que sabe que o BE pode sair reforçado na sua votação, pelo menos de acordo com a sondagem divulgada hoje para o Público, a eurodeputada voltou a desvalorizar esses dados, mas disse esperar que o partido “saia reforçado”, considerando esse aumento de votos um reconhecimento ao trabalho realizado. “Veremos, veremos. Espero que o nosso resultado saia reforçado, é para isso que fazemos a campanha. Houve várias pessoas a dizer que sim, outras dizem que (vão votar no BE) pela primeira vez, e há outras que fazem referência às presidenciais, mas veremos”, analisou.

A cabeça de lista do Bloco de Esquerda disse ainda que a opção do partido está completamente “distante de uma aliança que promova precariedade, austeridade e políticas sancionatórias”. “A nossa opção é muito distinta da opção pela austeridade, ou pelo tratado orçamental ou por aquilo que nos tem feito impedir de investir na saúde, na educação e em tudo o que é essencial para a vida das pessoas”, vincou.

Marisa Matias deixou outra mensagem ao eleitorado: “se queremos um país e uma Europa mais igual teremos de votar em propostas que promovam a solidariedade e a cooperação nas lutas fundamentais, e não as propostas que nos têm afastado mais da Europa e têm dividido mais o país, criando mais zonas de desigualdade em relação às que tínhamos anteriormente”, atirou, referindo-se aos partidos da direita e ao Partido Socialista.

Para as 21h00 está agendado um comício do Bloco de Esquerda na Avenida Central com intervenções de Marisa Marisa Matias, Catarina Martins, Pedro Soares, Ana Rute Marcelino e Miguel Martins. Amanhã a campanha recomeça no concelho de Famalicão.

Áudio:

Bloquista Marisa Matias no final da arruada em Braga

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv