“Sei que estou mais próxima do Parlamento Europeu”

A candidata do PS pelo distrito de Braga admite estar “satisfeita” com o resultado da mais recente sondagem divulgada esta terça-feira pelo Público e RTP, mas sublinha que “nada está ganho” e que o importante “é o trabalho que se faz no dia-a-dia no terreno”. A professora universitária que concorre como independente espera que no dia 26 de Maio “ganhe a Europa”, tendo esperança numa “redução significativa da abstenção”.
Isabel Estrada Carvalhais reitera que ainda há “todo um trabalho pela frente” e que “ninguém pode baixar os braços” nesta recta final.
Quando questionada sobre a confiança que tem em ser eleita para o Parlamento Europeu, a candidata reconhece que está “mais próxima”, mas insiste que está na campanha a trabalhar “em prol de toda a lista”. “O trabalho é colectivo e qual for o resultado eu ficarei extremamente satisfeita. Sei que estou mais próxima, mas o que interessa aqui é a vitória da lista, o conseguir reforçar a voz socialista, que é uma voz moderada e progressista no Parlamento Europeu. É isso que nós essencialmente almejamos”, sublinhou.
“Ainda há muitas pessoas marcadas pelo período da austeridade e que acham que já ninguém quer saber delas”
Isabel Estrada Carvalhais faz um balanço geral “muito positivo” da campanha pelo distrito de Braga. A candidata socialista destaca a receptividade da população à mensagem do PS, mas reconhece que encontra na população “muita frustração” e distanciamento dos centros de poder. “Muitas vezes as pessoas acham que já ninguém quer saber delas. Têm passado por muitas privações nos últimos anos, sobretudo naqueles anos em que estivemos sobre medidas de austeridade, isso deixou marcas muito profundas. Apesar dos sinais de retoma que encontramos aqui e ali ainda há muitas pessoas marcadas por esse período. E depois também não têm tido uma relação de grande proximidade com a classe política porque isso tem sido um dos problemas estruturais da relação entre a política e da sociedade civil ao longo dos anos. Tem sido um problema, e isso reflete-se, depois, na reação de algumas pessoas”, constatou.
As eleições europeias em Portugal decorrem no próximo domingo, dia 26 de Maio.
Áudio:
Isabel Estrada Carvalhais, candidata socialista ao Parlamento Europeu
