Selecção de Andebol procura fazer história em Guimarães

É uma prova de fogo, difícil mas não impossível. Portugal recebe esta noite a selecção francesa naquela que é a 3ª jornada da fase de apuramento para o campeonato da Europa de Andebol de 2020.

Nos últimos dez anos, a selecção francesa já foi quatro vezes campeã do Mundo e venceu dois campeonatos da Europa, chegando a esta partida como clara favorita.

Mas na cidade berço os gauleses vão encontrar uma equipa motivada e contagiada pelo público que já assegurou presença nas bancadas. 

Humberto Gomes, experiente internacional português, acredita que esta noite é possível “ganhar e dar um passo gigante para o apuramento”. O guarda-redes do ABC/UMinho reconhece que serão dois jogos “extremamente complicados”, ainda que “com um pavilhão cheio e toda a gente a puxar por Portugal, é possível” vencer este encontro em Guimarães.

Já Luis Frade, pivot também reconhece o poderio do adversário, mas assume que a equipa das quinas tem de honrar a camisola. “Vai ser um jogo muito difícil, com uma equipa de renome no panorama mundial e europeu, vamos dar tudo. O pavilhão vai estar cheio e temos é de honrar a camisola, mostrar que Portugal tem talento e que também se consegue bater com estas equipas”, realçou.

Por sua vez, o central Rui Silva diz que apesar do poderio do adversário “ninguém vai parar o sonho” da equipa portuguesa. 

“Estamos contagiados numa grande ambição para conseguir a vitória”


Também o treinador adjunto, Paulo Fidalgo, lembra que Portugal “tem demonstrado uma ambição muito grande” e com exibições “muito positivas” nos últimos anos. “A selecção conseguiu empatar com a Eslovénia, que tinha sido 5ª num campeonato da europa, conseguiu ao intervalo estar a vencer a Alemanha que tinha sido campeã da Europa e depois perdeu por uma margem muito curta. São sinais, e outros, nomeadamente a carreira que os nossos clubes têm feito além fronteiras, estamos contagiados numa ambição grande para conseguir uma vitória histórica para o andebol português”, assegura.

O técnico assinala que nos últimos anos a equipa portuguesa tem crescido a todos os níveis e espera que este apuramento traga um final feliz para os portugueses. “A selecção tem conquistado o seu espaço e os resultados demonstram valia para o andebol português, só falta esse final feliz que é um lugar no campeonato da Europa de 2020”, atira.

A partida Portugal – França em Andebol, realiza-se esta quinta-feira à noite (20h00) no Multiusos de Guimarães. A partida tem transmissão em directo na TVI24.

Áudio:

Humberto Gomes e Luís Frade

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv