“Sem rio nem mar”, Famalicão organiza triatlo nocturno

O primeiro triatlo nocturno do país realiza-se a 13 de Outubro, em Famalicão. A competição inclui uma prova de 300 metros de natação, 18 quilómetros de ciclismo e seis quilómetros de corrida na cidade. As provas podem ser feitas a solo ou em equipas de dois ou três elementos. A organização do evento está a cargo do Grupo Desportivo de Natação e da Associação dos Amigos do Pedal (AAP), mas conta também com os apoios da Câmara Municipal de Famalicão e da Federação de Triatlo de Portugal (FTP).
Quanto à decisão de realizar um triatlo nocturno, o presidente da AAP, Paulo Machado Ruivo afirma: “Pareceu-nos que ainda não tinha havido nenhum triatlo à noite. Por ouro lado, o facto de acontecer à noite permite outra espectacularidade para além de criar menos transtornos à vida citadina de Famalicão”.
Segundo Paulo Machado Ruivo, a FTP está satisfeita com a organização da prova e vê este evento como um modelo para que outras cidades como Famalicão possam também “vir a ter uma prova de triatlo”.
A apontar tem, apenas, o facto de a modalidade de natação ter que acontecer, obrigatoriamente, nas Piscinas Municipais. “Famalicão não tem rio nem mar e portanto a parte da natação criou aqui alguns problemas. A solução que se encontrou foi a de usar as piscinas exteriores de 150 metros”.
Para o vereador do município com o pelouro do Desporto, Mário Passos, “é um orgulho para Famalicão acolher esta prova inédita no país”.
As inscrições vão estar disponíveis em breve nos sites das respectivas associações organizadoras.
