Semana de Convergências aposta na “qualidade e diversidade”

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva foi o palco da apresentação da V Semana Cultural Convergências Portugal Galiza. Entre os dias 17 e 24 de Fevereiro, Braga volta a transformar-se em um palco privilegiado para revelar e consolidar as ligações culturais entre Portugal e a Galiza.
Uma semana que “homenageia” o legado de José Afonso e Rosalía Castro e também demonstra a “consolidação” da iniciativa no programa cultural de Braga, destacou Lídia Dias, Vereadora da Cultura na Câmara Municipal de Braga.
Dar a conhecer as “duas culturas e novos artistas” é o objectivo do evento. “É permitir termos espectáculos que de outra forma não conseguiriamos ver ou ouvir. Permite também esta ligação com a Galiza que é absolutamente importante e que é um parceiro desta semana. Vemos este investimento também como uma oportunidade de artistas emergentes começarem a surgir”, reforçou.
A intervenção a nível financeiro da autarquia duplicou para esta 5ª edição: o investimento passou de 5 para 10 mil euros. Para a vereadora, este é um sinal de que o Convergências “vem para ficar”.
A apresentação contou ainda com a presença de Valentin Garcia Gomez, Secretário Geral de Política Linguística da Galizia, com Noemi Basanta, da Universidade do Minho e a artista Uxía.
Segundo Jaime Torres, da organização, as grandes novidades deste ano passam pela “introdução do cinema” no programa com o filme “Dhogs” e também pela organização da 1ª Noite de Fado Convergente que conta com as vozes de Adriana Moreira, Iria Estévez, Liliana Macedo acompanhados pelos guitarristas Artur Caldeira e Daniel Paredes. O responsável vincou ainda que a edição deste ano está com grande “qualidade e diversidade” e vai “agradar” a todos os que comparecerem às actividades.
Para além dos destaques, a iniciativa conta com um concerto da Banda Municipal de Santiago Compostela em conjunto com a do Canto D’Aqui, um concerto dos Vudu e Poesis, um colóquio e momento musical na Uminho em que o tema é “A Língua Galega Hoje”, uma actuação da parte do grupo Descanse em Paz (D.E.P.). Assinala-se também o concerto de Uxía com Celina da Piedade.
Pode consultar o programa na íntegra aqui.
Áudio:
Lídia Dias, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, e Jaime Torres, do Canto D’Aqui.
