Sexta-feira: dia de “Encontrar o Sol” no Theatro Circo

Esta sexta-feira é dia de “Encontrar o Sol” pelo Theatro Circo. Trata-se de um espectáculo teatral que parte de um texto de 1983, de Edward Albee. Uma peça que se passa “à beira mar”, contando a história de dois casais com muito humor. Uma coprodução do Theatro Circo, do São Luiz Teatro Municipal e do Teatro do Eléctrico, encenado por Ricardo Neves. Início marcado para as 21h30.
Rita Cruz, uma das actrizes que subirá ao palco da sala de espectáculos, revelou à RUM que “Encontrar o Sol” é “como se fosse um zapping das histórias de várias pessoas, numa praia”. “Passa-se num sítio onde, supostamente, as pessoas vão relaxar. Ainda assim, é uma forma de purgar o que está mal na vida: a solidão, a velhice e o desamor. Vamos vendo um espectáculo feito por diferentes núcleos a falar de coisas que nos são muito próximas”, conta.
“Encontrar o Sol” é também um espectáculo de esperança. “O título significa encontrar uma esperança em tudo: na procura de acabar com a solidão e na esperança de continuar. O ser humano, apesar de todos entraves que possa ter no dia-dia, tem sempre esperança. O que o espectáculo diz é que há continuar e seguir em frente”, resume a actriz.
Na história de Edward Albee, Daniel e Benjamim, os maridos, foram namorados e agora estão casados com mulheres. A homossexualidade é um dos temas em destaque na peça. “O texto foi escrito na década de 80, mas é muito contemporâneao. A reacção das pessoas mostra-nos que ainda há alguma coisa a fazer”, explica.
Os bilhetes custam 12€ ou metade para quem tiver cartão quadrilátero.
