Sismo de magnitude 4,9 com epicentro em Arraiolos

Um sismo de magnitude 4,9 na escala de Richter, com epicentro a cerca de 6 km a Norte-Nordeste de Arraiolos, foi hoje sentido em Lisboa, Santarém e outros locais de centro e sul do país. O abalo foi registado às 11.51, a uma profundidade de 16 km, segundo dados no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Elvas”, explica o IPMA.
Nas redes sociais, há relatos de que o sismo foi sentido em Lisboa, Santarém e Faro, mas também mais a norte, como em Coimbra e no Porto.
Fonte dos bombeiros de Arraiolos, o segundo comandante Hugo Ponte, diz que “sentiram tudo a abanar” e que estão a receber muitos telefonemas, mas que por enquanto não têm nenhum relatos de danos materiais ou feridos.
As escolas de Elvas foram evacuadas na sequência do sismo registado esta manhã
Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, a comunidade escolar colocou em prática o que aprendera recentemente numa ação de prevenção em caso de terramoto.
De acordo com Tiago Bugio, alunos, docentes e pessoal auxiliar da escola secundária D. Sancho II e as escolas de Santa Luzia e da Boa Fé saíram das instalações e a população em geral foi para a rua quando sentiu o abalo.
DN
