Sistema PAYT chega a novos pontos de Guimarães

Visa incentivar a população a separar o lixo trazendo vantagens na factura, sobretudo para os estabelecimentos comerciais e já deu resultados num espaço temporal de três anos. O sistema PAYT (Pay-as-you-Throw) foi alargado na cidade berço.
Foi aplicado, numa primeira fase, ao centro histórico da cidade vimaranense, mas chega agora a outros pontos do centro de Guimarães.
Em três anos foi registada uma redução de 34% na recolha de resíduos e a taxa de reciclagem aumentou em 126%. Na sessão de apresentação que decorreu esta segunda-feira, 81 dos utilizadores do sistema PAYT foram reconhecidos pelas boas práticas e terão direito a um mês de tarifa gratuita.
Para a Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira, este alargamento vai ter “a mesma vontade e determinação” que se verificou na primeira fase deste processo.
“Está previsto que os não cumpridores possam ser objecto de aplicação de coimas. Tendo em conta que não são processos fáceis, há aqui um tempo de adaptação dos comportamentos quanto a este novo sistema e a autarquia vai ter em consideração esse período”, explicou a vereadora.
Para o alargamento ao centro da cidade serão distribuídos 3500 contentores de recolha selectiva portáteis destinados a determinadas habitações e a estabelecimentos comerciais.
Relembre-se que a implementação do PAYT decorreu em 2016 e valeu a Guimarães o Prémio de Município do Ano em 2017.
Áudio:
Sofia Ferreira, Vereadora com o pelouro do Ambiente da Câmara Munincipal de Guimarães.
