SMS quer documentar a evolução de Guimarães

O Prémio Martins Sarmento está de volta a Guimarães. A 2ª “Expedição Fotográfica” desafia os participantes a registar novas visões do concelho vimaranense, sobretudo distanciadas do património mais conhecido da cidade berço. O concurso surge através de uma parceria entre a Sociedade Martins Sarmento (SMS) e o Cineclube de Guimarães e a inscrição é gratuita. Em 2016, na primeira edição, o concurso contou 72 participantes e 377 fotografias, captadas pela lente de fotógrafos profissionais e amadores oriundos de diferentes pontos do país. Este ano o objectivo passa por aumentar esses números.


Trata-se de “uma homenagem a Francisco Martins Sarmento e uma das suas muitas facetas, que foi a da fotografia em que foi um pioneiro em Guimarães e até mesmo no país, sobretudo no uso que fez da fotografia para fins científicos (as peças arqueológicas)”, começou por recordar Miguel Frazão, director da Sociedade Martins Sarmento.

Esta quinta-feira, na apresentação do concurso que decorre apenas no mês de Outubro, Maria Amélia Gonçalves, também da Sociedade Martins Sarmento sublinhou a importância de tirar fotografias “não só ao centro histórico, mas mais às freguesias”. “Apesar do nosso centro histórico ser lindíssimo – há imensas coisas ainda para fotografar – gostávamos que as pessoas participassem mais nisso, as nossas freguesias têm registos tão interessantes que muitas vezes são escondidos”, explicou em jeito de desafio.

Através deste concurso de fotografia a Sociedade Martins Sarmento pretende “não só aumentar o espólio, mas também saber a evolução da nossa cidade, porque acabam por tirar fotografias em sítios que possivelmente mais tarde estarão modificados e nós temos essa modificação para observar”, acrescentou Maria Amélia Gonçalves. 

A ideia é corroborada pela direcção do Cineclube de Guimarães que se associa ao concurso. Carlos Mesquita defende que “a cidade não é só o Castelo e o Paço dos Duques. Este outro olhar inclui pessoas, histórias e isto valoriza o que um dia se vier a saber sobre a cidade, as circunstâncias, atitudes, comportamentos e quotidianos de Guimarães”.

A entrega dos trabalhos para o concurso de fotografia ‘Guimarães – 2ª Expedição fotográfica’ decorrerá ao longo do mês de Outubro e os vencedores serão conhecidos em Janeiro de 2019.

O primeiro prémio é de 1000 euros, o segundo de 500 euros e o terceiro de 250 euros. As candidaturas decorrem até dia 31 de Outubro e podem ser feitas pela internet ou por correio para a Sociedade Martins Sarmento.

Áudio:

Maria Amélia Gonçalves, Miguel Frazão e Carlos Mesquita

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv