Sócios do Vitória SC elegem novo presidente

As eleições para os órgãos sociais do Vitória Sport Clube realizam-se este sábado. António Miguel Cardoso, Miguel Pinto Lisboa e Daniel Rodrigues são os candidatos à presidência do emblema minhoto.

Pela segunda vez na história, há três listas concorrentes. A primeira ditou a vitória de Emílio Macedo perante Manuel Rodrigues e André Pereira, em 2007.

Neste caso, o sufrágio que decide o timoneiro do Vitória SC para o triénio 2019/2022 foi marcado após a demissão de Júlio Mendes, no dia 27 de Maio, que esteve sete anos à frente dos destinos dos vimaranenses. O presidente ainda em funções justificou a decisão com o “clima de contestação” vivido no clube e com a impossibilidade de alterar o modelo de gestão da Sociedade Anónima Desportiva (SAD), tal como pretendia.


Quem são os candidatos?

António Miguel Cardoso encabeça a Lista A, intitulada “Por ti Vitória”, e pretende voltar a fazer parte dos órgãos sociais do clube, agora noutro patamar. Entre Junho e Dezembro de 2004 foi vice-presidente da direcção de Vítor Magalhães.

Liderando a Lista B, com o slogan “Todos Vitória”, Miguel Pinto Lisboa, director de uma financeira internacional sediada no Luxemburgo, garantiu que volta a residir em Portugal caso seja eleito.

Já Daniel Rodrigues, timoneiro da Lista C, denominada “Um Vitória à Vitória”, é actualmente presidente da Mesa da Assembleia-Geral da SAD, depois de ter sido presidente da Assembleia-Geral do clube entre 2012 e 2018.

Gestão da SAD preocupa candidatos; Continuidade de Ivo Vieira é unânime

A relação entre a SAD e os órgãos sociais foi um dos principais pontos abordados durante a campanha. 

António Miguel Cardoso e Daniel Rodrigues defendem que é preciso trabalhar em conjunto com Mário Ferreira, accionista maioritário da SAD, com 57% do capital, e que o futebol profissional tem de continuar a ser controlado pela direcção do clube.


O empresário Mário Ferreira já referiu que não vai vender a parte dele. Ainda assim, Miguel Pinto Lisboa pretende que o Vitória SC, que detém neste momento 40% das acções, fique, a médio prazo, com a maioria da SAD.


Em relação ao treinador da equipa de futebol, os três candidatos querem que Ivo Vieira continue no cargo, mas o consenso não se mantém em relação a outras funções. António Miguel Cardoso pretende que José Boto, coordenador de scouting dos ucranianos do Shaktar Donetsk, seja o director desportivo e Flávio Meireles o team manager.

Carlos Freitas, que já foi dirigente do Sporting e do Sporting de Braga, é a aposta de Miguel Pinto Lisboa para director-geral e Mário Branco, actualmente nos gregos do PAOK, o homem indicado por Daniel Rodrigues para gerir o futebol profissional. João Aroso é o nome apontado pelo candidato da Lista C para coordenar as camadas jovens.


Construção de nova academia gera discórdia; Candidatos pretendem reforçar aposta nas modalidades

No que diz respeito aos objectivos do futebol profissional para o próximo triénio, António Miguel Cardoso tem a intenção de apurar o Vitória SC para as competições europeias nas três temporadas e Daniel Rodrigues assume o objectivo de, no mesmo período, alcançar, no mínimo, o 5º lugar e ganhar a Taça de Portugal ou a Taça da Liga.  Já Miguel Pinto Lisboa quer lutar pelas quatro primeiras posições em 2022.

O candidato da Lista B é o único que recusa a construção de uma nova academia, pretendendo requalificar a existente. Independentemente desta divergência, as três listas concorrentes ambicionam que haja uma aposta maior e mais sustentada nos jogadores provenientes da formação.

Miguel Pinto Lisboa defende também a manutenção do número de modalidades no próximo triénio, referindo que gostava de criar uma equipa de andebol num eventual segundo mandato.

António Miguel Cardoso tem como objectivo fazer crescer a quantidade de desportos praticados no Vitória SC e assume que, caso seja eleito, vai estabelecer acordos de cooperação com o Clube Recreativo de Candoso e com os espanhóis do Saski Baskonia para dinamizar o futsal e o basquetebol, respectivamente. Já Daniel Rodrigues quer aumentar o número de parcerias com escolas do concelho nas diferentes modalidades.

O acto eleitoral decorre entre as 9 e as 19 horas no Pavilhão Unidade Vimaranense. 

TBG

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv