SpinUM atribui mais de 20 mil euros a ideias inovadoras

Tem uma ideia de negócio com potencial? O SpinUM está à procura de projectos inovadores. O Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Minho já vai para a sua nona edição e tem as candidaturas abertas até ao próximo dia 12 de dezembro. Esta é uma iniciativa da TecMinho, a interface universidade-empresa da UMinho, que pretende descobrir e lançar novos empreendedores. Segundo Clara Silva, da TecMinho, esperam-se candidaturas de diferentes áreas: “Na Universidade de Minho, já recebemos ideias da Escola de Engenharia, Ciências ou até de Teatro. Por isso, estamos à espera de muitas e boas ideias, de qualquer área de conhecimento”.
Os 1º e 2º classificados no concurso serão premiados, sendo, ainda, atribuído o Prémio “Jovens Empreendedores”. O SpinUM distribuirá prémios monetários e oferecerá serviços de apoio à criação de empresas num valor total superior a 20 mil euros. “Existem três prémios a concurso e em todos eles temos três modalidades. Temos um prémio monetário para o capital social da empresa; depois temos um prémio que consiste na atribuição de uma bolsa para um elemento da equipa que pode ir até 700 euros por mês durante seis meses; e temos também um prémio de apoio a propriedade industrial”, explica Clara.
O SpinUM tem vindo a tornar-se numa montra nacional de ideias de negócio e tem, por isso, merecido a atenção crescente de investidores interessados em alavancar negócios emergentes. É, por isso, um concurso que vai para além dos prémios, tal como sublinha Clara. “Vamos agora para a nossa nona edição e temos feito um tracking dos projectos que foram vencedores. O concurso acaba por também dar visibilidade aos finalistas, mesmo que não tenham sido premiados. No total, temos agora mais de 30 empresas já constituídas, algumas delas com bastante sucesso, com projectos com multinacionais e em fase de crescimento”.
Podem inscrever-se alunos, investigadores e docentes, individualmente ou até cinco elementos (desde que pelo menos um seja ligado à UMinho), até ao próximo dia 12 de dezembro, em www.tecminho.uminho.pt.
