Sporting conquista a Taça da Liga (crónica do jogo)

Pela segunda vez consecutiva, o Sporting vence a Taça da Liga. E pela segunda vez, vence-a nas grandes penalidades. Hoje, diante do FC Porto, os leões foram premiados na lotaria dos penáltis mas pouco fizeram para o merecer.
Os dragões foram a equipa que mais quis ganhar o jogo no decorrer dos noventa minutos. A equipa de Sérgio Conceição apresentou-se melhor táctica, técnica e fisicamente e controlou a partida. Na primeira parte, as melhores ocasiões até foram para o Sporting mas resultaram de erros individuais de Pepe e Vaná. Tanto azuis-e-brancos como leões tentaram explorar a profundidade mas os blocos médio-baixos de ambas as equipas não permitiram grandes veleidades.
Na segunda parte, o FC Porto dominou por inteiro. A equipa de Sérgio Conceição recuperou inúmeras bolas, explorou a largura e o corredor interior e até estiveram perto de marcar por mais do que uma vez (ainda que o perigo maior rondou através das bolas paradas). Acabaria, depois, por chegar ao golo de forma justa, após jogada de Herrera que, no meio de ressaltos, deixaria a bola para Fernando Andrade encostar (segundo golo com a camisola do FC Porto).
Na resposta, Marcel Keizer fez entrar Diaby e o Sporting subiu as linhas. No entanto, o perigo nunca chegou a ser criado junto da área portista. Foi então num canto que os leões, já em cima do minuto 90, chegaram ao golo: imprudência de Óliver Torres, que pontapeou Diaby. Na marcação do penálti, Bas Dost não facilitou.
O empate não reflectiu o que se passou em campo. Depois, nas grandes penalidades, o Sporting foi mais feliz, com Renan, guarda-redes leonino, a vestir mais uma vez a capa de herói. Os leões conquistam a segunda Taça da Liga da sua história. É o primeiro título de Marcel Keizer em Portugal.
