StartPoint bate recorde com 1057 vagas de emprego e estágios

Segundo dia da StartPoint – Feira de Emprego e Empreendedorismo da Universidade do Minho, esta quarta-feira dedicada às empresas. São mais de 70 e apresentam 1057 vagas de emprego, bolsas e estágios. Um número “histórico” que marca a décima edição do evento organizado pela Liftoff, Gabinete do Empreendedor da Associação Académica da Universidade do Minho.
De acordo com o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) , Nuno Reis, esta edição representa um “aumento exponencial no número de ofertas de emprego” tendo em atenção que este só não é mais significativo devido ao espaço disponível. “Já estamos numa tenda de maior dimensão, temos empresas no CP2, o facto de precisarmos de auditórios para as sessões não nos permite crescer mais, mas mesmo assim, conseguimos alcançar um número superior às 1000 vagas o que é, de facto, um marco histórico”, afirma.
Para a vice-reitora para a Educação, Laurinda Leite, esta iniciativa é “um abrir de portas” para os estudantes da UMinho. A vice-reitora sublinha que “acredita na qualidade da formação” dos estudantes da academia minhota e não tem dúvidas que essa qualidade foi “determinante” para atingir o recorde de mais de 1000 vagas disponíveis.
Isabel Oliveira, Directora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Braga, lembra que já não existem “cursos para a vida”, logo os alunos têm de se actualizar. A directora caracteriza esta iniciativa como uma forma de “agilizar a primeira oportunidade de emprego para estes jovens, pois muitas vezes a entidade empregadora tem receio de se abrir ao primeiro emprego”.
Até às 11h30 já se tinham inscrito, no software Beamian, mais de 620 estudantes da Universidade do Minho. Este dispositivo, que está a ser utilizado pela terceira vez na StartPoint, disponibiliza dados sobre os alunos da UMinho, como, por exemplo, o currículo. Desta forma, as entidades empregadoras conseguem, no imediato, ter acesso aos CV’s e sinalizar os candidatos que mais se enquadram no perfil da empresa. Um mecanismo que vai permitir ao Liftoff – Gabinete do Empreendedor da Associação Académica da Universidade do Minho, perceber se os estudantes conseguiram uma proposta de emprego e/ou mantiveram contacto com as empresas participantes.
Nesta edição, a organização optou por diminuir as actividades paralelas para que os estudantes “não tenham dificuldade em decidir em qual participar”. Para esta quarta-feira, a organização contou ainda com duas sessões esgotadas, cada uma com 200 vagas.
Áudio:
Declarações na abertura da exposição de empresas e instituições durante 10ª edição da StartPoint.
