Taxa de desemprego desce para 8,8% no 2º trimestre

A taxa de desemprego em Portugal mantém a tendência de descida que se regista desde 2013. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), durante o 2º trimestre deste ano a taxa de desemprego situou-se nos 8,8%, pela primeira vez abaixo dos 9% em mais de oito anos.
A taxa de desemprego fica, assim, mais de um ponto percentual abaixo do que tinha sido registado nos primeiros três meses do ano, quando a taxa ainda estava acima dos 10%.
Desde 2009, início da crise, que o desemprego trimestral não ficava abaixo dos 9%, mas o INE avisa que não contou com os efeitos da sazonalidade nestes números, como por exemplo as pessoas que são contratadas nesta altura para trabalhos de verão.
Entre Abril e Junho houve menos 62 mil pessoas desempregas e mais 102 mil a trabalhar.
Ainda assim, mantém-se elevado o desemprego de longa duração: quase 60% dos desempregados está à procura de emprego há 1 ano ou mais.
Já a taxa de desemprego entre os jovens continua alarmante: 22,7% não tinham emprego até Junho. Ainda assim, e segundo os números do INE, a taxa é mais baixa do que no início de 2017.
