Teatro Amador de Guimarães sobe ao palco do CCVF

É para mostrar que o teatro amador está “bem vivo” em Guimarães que o Centro Cultural Vila Flor acolhe, a partir desta quinta-feira, a Mostra de Teatro Amadores. Três peças subirão ao palco do pequeno auditório do CCVF nos próximos três dias. A iniciativa acontece anualmente e resulta do Concurso de Apoio à Criação Teatral.
A ideia é apoiar os grupos de teatro para que mantenham a sua actividade, diz Frederico Queiroz, presidente da direcção da Oficina. “Queremos dotar estes grupos do mínimo para que se mantenha a chama e continuem a sua actividade”, explicou.
Ainda assim, no futuro, o formato poderá alterar-se, de forma a dar um apoio mais contínuo aos grupos. “Isto não se pode concluir só nesta Mostra. Acreditamos que este modelo poderá ser alterado, no sentido de criar mais condições para que uma grande parte dos grupos consigam manter a sua actividade. No próximo ano, para além da Mostra, poderá haver maior envolvimento dos grupos com o CCVF, chamando-os à cena, para que haja um acompanhamento mais contínuo”, admitiu.
Esta quinta-feira, sobe ao palco a peça “PREC no prato” da “Astronauta – Associação Cultural”. “A peça acontece em dois momentos muito diferentes na nossa historia: 1976 e 2016, duas datas com 40 anos de intervalo. É um convite às memórias da revolução e dos primeiros paços que a nossa democracia deu”, resumiu o responsável.
O concurso da Mostra de Teatro Amadores parte dos Festivais Gil Vicente, e da sua “componente de apoio à criação teatral”. “Convidamos, tendo em conta a base da dados que dispomos, 20 grupos do concelho, que apresentam o seu projecto. Os três melhores são premiados apresentado a peça no Vila Flor”, explicou
A Mostra prossegue na sexta-feira com a peça “Para o comboio da meia-noite”, da Citânia – Associação Juvenil, e no Sábado com “Húmus”, do Teatro de Ensaio Raul Brandão. As sessões decorrem às 22h00 e os bilhetes custam 5€.
