Termina hoje a 6ª edição das Tec Talks

As Tec Talks 2018 terminam esta noite, na Reitoria da Universidade do Minho. Para este ano a organização – Primavera,Microsft e Universidade do Minho- optou por sair de portas para “poder estar mais perto da comunidade estudantil”, explica o organizador Rui Vieira.
É sobre o slogan “Bora Lá Bater Código” que os 82 participantes que integram as 22 equipas da competição desenvolveram os projectos. “Os participantes são livres de escolher uma temática para desenvolver o seu projecto. No entanto, a missão passa por criar soluções inovadoras para aplicar ao produto Primavera, neste caso o JASMINE”, explica o organizador.
Os participantes estão habilitados a três prémios: cinco estágios de Verão, gadgets no valor de 150 euros e ainda 500 euros em vale Fnac para cada participante da equipa vencedora.
A RUM foi conhecer alguns dos projectos em competição
Adriano Ferreira vem da Universidade do Minho, e a sua equipa está em concurso com o projecto “Monotoring Life”. Uma aplicação que tem como função “monitorizar eventos que possam comprometer a vida das pessoas, nomeadamente, quedas. O sistema funciona a partir de sensores que lançam alertas para cuidadores informais e meios de socorro”.
Fátima Gonçalves trabalha na empresa Primavera e apresenta-se com o “Smat Contact”. O projecto visa a sincronização de contactos do JASMINE. “A ideia projecto é através de uma aplicação, em vez de um site, termos acesso a toda a informação como a morada e contacto do cliente que quero visitar”, explica.
Apesar da falta de conhecimentos no que toca à formatação, Daniel Ferreira garante que o ponto forte da sua equipa está na criatividade. De Felgueiras chega o projecto para um armário virtual, o “Simplify your Life“, que tem como objectivo “ajudar os utilizadores a gerir o seu armário, ou seja, a automatizar o processo de escolha de uma roupa”.
Áudio:
Testemunhos dos participantes na 6ª edição das Tec Talks.
