Trabalhadores da Câmara avançam para greve a 9 de Junho

Os trabalhadores da Câmara de Braga vão estar em greve no próximo dia 9 de Junho. É a forma encontrada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) para responder ao que consideram ser “o silêncio continuado” de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.
O STAL deseja que os trabalhadores do universo municipal cumpram, sem excepção, as 35 horas semanais de trabalho sem que haja diferentes tratamentos. Baltazar Gonçalves explicou à RUM que “Ricardo Rio não tem cumprido a sua palavra”, facto que motiva esta greve.
“Em Novembro tivemos uma reunião onde se comprometeu em rever a situação, tem desde Dezembro um protocolo das empresas para encetar negociações e o presidente da Câmara remete-se ao silêncio”, acrescentou o sindicalista.
Depois dos plenários de trabalhadores, “nada mudou” na postura do presidente do município, explicou o dirigente sindical, que Ricardo Rio “vai dizendo que vai reunindo com outras estruturas sindicais, porque mistura tudo e porque quer confundir a opinião pública”.
“Uma coisa é a Câmara, outra coisa são as empresas municipais”, sublinha Baltazar Gonçalves que diz que Ricardo Rio “quer ganhar a guerra, mas a guerra não é para ganhar, é para se cumprir com o prometido aos trabalhadores e sindicato”.
Baltazar Gonçalves assumiu, aos microfones da RUM, que o sindicato “não gostaria de partir para a greve”, mas salientou que a posição assumida por Ricardo Rio “não deixa alternativas”.
“A partir do dia 13 de Novembro, o presidente continuou a manter silêncio, a descriminar trabalhadores e a chutar o assunto para o lado”, argumentou o sindicalista que avançou que “não será só com greve que a luta se vai fazer”.
“Vamos andar a distribuir comunicados para alertar a população, uma vez que queremos as pessoas informadas para as ter do nosso lado”, afirmou.
Baltazar Gonçalves confirmou que o pré-aviso de greve já deu entrada nos TUB na passada quinta-feira.
