Trabalhadores da CMBraga em greve esta sexta-feira

Os trabalhadores da Câmara Municipal de Braga estão esta sexta-feira em greve. Reclamam as 35 horas semanais para todos os trabalhadores sem excepção. Em causa, cerca de 400 trabalhadores sem vínculo de funcionários públicos mas que ainda assim, exercem exactamente as mesmas funções dos restantes, com a diferença de terem de trabalhar mais uma hora por dia.
A medida tem sido contestada pelos sindicatos desde o início e há relatos de algum mau-estar nos diferentes sectores entre trabalhadores obrigados a exercer as 40 horas e trabalhadores que apenas exercem as 35 horas.
Ao início da manhã, a paralisação fazia sentir-se nos Transportes Urbanos de Braga.
Em declarações à RUM, o dirigente sindical Baltazar Gonçalves apontava já para uma forte adesão dos funcionários, considerando que reforça o “espírito de camaradagem” dos colegas de trabalho. No primeiro turno saem habitualmente 105 autocarros, mas esta sexta-feiras, apenas cinco viaturas arrancaram para realiazas as respectivas rotas.
A previsão do sindicato aponta para o encerramento do edifício da Agere, cujo arranque está previsto para as nove da manhã.
