“Trânsito não se resolve com estalar de dedos”, lembra Rio

Ricardo Rio afirma que a Câmara Municipal de Braga está “há muito tempo” a trabalhar para resolver o problema de circulação de trânsito na cidade de Braga, sobretudo no Nó de Infias, mas esclarece que o assunto “não se resolve com um estalar de dedos”.

As filas de trânsito em diferentes artérias da cidade e não só nas horas de ponta são cada vez mais frequentes. O autarca assume que se trata de um problema “de qualidade de vida” e de “qualidade ambiental”, mas reconhece que o município de Braga “não consegue responder à sobrecarga”. “A principal resposta”, diz, “será continuar a qualificar os serviços de transportes públicos para reduzir o número de viaturas”.

Nó de Infias é a principal dor de cabeça da Câmara Municipal de Braga… e dos automobilistas


“São problemas, nalguns casos, que se prolongaram por algumas décadas”, justifica Ricardo Rio. “Vamos tentar conjugar algumas soluções de impacto mais imediato com outras que carecem de um timing para a sua concretização mais moderado. Seria irresponsável dizer que os problemas de trânsito em Braga se vão resolver de forma vincada nos próximos meses”, admite.

Ainda sobre o Nó de Infias, Ricardo Rio sublinha que “tem condicionalismos técnicos, físicos e de propriedade que continuam a limitar as soluções” que estão a ser trabalhadas por diferentes entidades, nomeadamente a Universidade do Minho e a Infraestruturas de Portugal.

Tolerância zero para comportamentos abusivos


Para 2019, o presidente da autarquia de Braga afirma que haverá tolerância zero na cidade para comportamentos abusivos dos automobilistas. “Há comportamentos pouco cívicos e é uma questão que temos de erradicar de uma vez por todas. Não podemos por mero comodismo de alguns colocar em causa o normal funcionamento da cidade. O apelo que farei à Polícia Municipa e à PSP é que sejam absolutamente intolerantes este ano e no futuro”, avisa.

Áudio:

Ricardo Rio em declarações à RUM a propósito do trânsito na cidade de Braga

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv