TUB apresentam saldo positivo em 2018

Os Transportes Urbanos de Braga acabaram 2018 com saldo positivo. Os resultados dos TUB foram apresentados esta manhã em sede própria e revelaram um saldo positivo de pouco mais de 37 mil euros. Quase 12 milhões de passageiros (11,936,885) utilizaram os TUB, num total de perto de 600 mil viagens realizadas em 2018 correspondentes, acrescentado o aluguer dos autocarros, a uma receita total de 6,2 milhões de euros. A empresa terminou o ano com 344 colaboradores e 147 viaturas – utilizadas para quase 6 milhões de quilómetros -.Quanto à regularidade do serviço, a percentagem ficou nos 99,95%.
Os resultados mereceram, naturalmente, os elogios da administração da empresa. Teotónio Santos congratulou os colaboradores dos TUB e reafirmou o saldo positivo nos vários indicadores verificado há 5 anos consecutivos, ressalvando que não houve, nesse período, qualquer aumento do preço dos passes. “Estão todos de parabéns e estes dados não são comuns numa empresa pública de transportes”, assinalou.
Já Firmino Marques, presidente do Conselho da Administração, destacou cinco aspectos positivos, que denominou os “5 mais”. “O mais nos resultados líquidos positivos, no aumento de passageiros, no volume de negócios, na renovação na qualidade da frota e na confiança do público-alvo em utilizar os TUB”, sublinhou, lembrando um recente estudo da DECO que deu os TUB como um exemplo a seguir no serviço de transportes públicos.
O responsável analisou os cinco anos que leva à frente dos TUB e ressalvou as dificuldades atravessadas diariamente. E até recorreu ao filósofo Cícero para sublinhar o seu ponto.”Não se pense que o que se conseguiu foi com facilidades. Temos dificuldades diárias e como disse Cícero: “quanto maiores são as dificuldades a vencer, maior será a satisfação”. Temos consciência, dos colaboradores à administração, das dificuldades com que nos deparamos para que os resultados em termos de investimento na expectativa das pessoas, que são as viagens, se realizem num índice de 99,95, o que é fantástico!”, regozijou.
Perspectivando já o que resta do ano, o administrador Teotónio Santos reiterou que os Transportes Urbanos de Braga vão ser responsáveis pela “gestão do estacionamento à superfície”, prometendo novidades para breve. Tanto Teotónio Santos como Firmino Marques esperam repetir, e até superar, os resultados verificados em 2018, colocando a fasquia na ultrapassagem dos 12 milhões de passageiros já este ano.
Os responsáveis lembraram ainda que os TUB vão adquirir, através do PO SEUR, mais 32 viaturas em 2019.
Áudio:
Teotónio Santos revela os resultados de 2018 dos TUB; Firmino Marques garante que o saldo positivo não é fácil de obter
