TUB reforçam ligação do centro ao Mosteiro de Tibães

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) vão criar um novo serviço, aos fins-de-semana e feriados, que irá ligar o centro de Braga, mais concretamente a Praça Conde Agrolongo, ao Mosteiro de Tibães. O novo serviço terá quatro viagens diárias, duas de manhã e duas de tarde. Com o período experimental a iniciar-se a 2 de Junho e término em Setembro, os TUB irão avaliar a viabilidade da nova ligação no final do Verão.
O novo serviço foi apresentado esta quarta-feira, no Mosteiro de Tibães. Teotónio Santos, administrador dos TUB, explicou que os horários do novo serviço serão coordenados com os horários de visita do Mosteiro de Tibães. “Os TUB acompanham, de forma permanente, a evolução do concelho e todo o desenvolvimento do território. Não estamos alheios ao fenómeno turístico que se tem verificado nos últimos anos”, justificou.
O autarca Ricardo Rio marcou presença na apresentação e referiu que os TUB estão atentos às necessidades do território, com o objectivo de criar condições à população residente e à visitante. “Temos procurado não apenas servir a massa urbana, mas corresponder a outros desafios que a própria dinâmica do concelho levanta”.
O Mosteiro de Tibães é “um activo que, durante muito tempo, pareceu à margem de um radar do que eram os focos de atracção da cidade”, recordou Ricardo Rio. “Muitas vezes ouvi que o Mosteiro de Tibães, estando tão perto, parecia estar demasiado distante, não só para os bracarenses mas também para os turistas que vão acorrendo a nossa cidade”, lembrou.
Ainda que o objectivo seja servir os visitantes do Mosteiro de Tibães, o novo serviço acabará por servir também os residentes da zona, “nomeadamente ao fim-de-semana, que é quando existe menos oferta dos serviços de transporte”, disse o presidente da Câmara Municipal de Braga. “É uma mais-valia para a população. Todos ficam a ganhar: os bracarenses, os turistas e o Mosteiro de Tibães”, concluiu.
A Coordenadora do Mosteiro de Tibães, Maria de Lurdes Rufino, sublinhou que esta era uma necessidade, tendo em conta o aumento do número de turistas em Braga. “Fomos auscultando a população e percebemos que havia esta necessidade de dar resposta a um público cada vez mais flutuante, tendo em conta o número crescente de turistas que a cidade tem registado. É um sinal vital para todos”, referiu.
A responsável recordou que, desde 2010, o público do Mosteiro de Tibães aumentou 67%. Quanto aos visitantes estrangeiros, “que não têm muita expessão” aumentaram 268%, revelou a responsável.
Áudio:
Administrador dos TUB, Teotónio Santos, explica como irá funcionar o novo serviço.
