U.DREAM chega ao Hospital de Braga para concretizar sonhos

A U.DREAM é uma associação fundada em 2013, da qual fazem parte mais de 150 estudantes universitários de Braga, Porto e Aveiro. A associação consiste “num projecto social autossustentável promovido por estudantes que acreditam que podem mudar o mundo através da atenção que dedicam ao outro, acreditando que a mudança começa neles e na forma de estar em sociedade”. Agora, é a vez do Hospital de Braga abraçar a iniciativa, que esta manhã foi oficializada com a assinatura de um protocolo entre ambas as entidades.

O objectivo é que vários estudantes do projecto possam visitar, uma vez por semana, os jovens e as crianças internadas no serviço de pediatria, de forma a melhorarem a sua estadia no hospital, mas também poderem contribuir para a realização dos seus sonhos.

O projecto nasceu da vontade de “alguns jovens parvos” da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, que queriam fazer do mundo um lugar melhor, como descreve Diogo Cruz. No entanto, a origem do projecto nasce de “uma situação menos feliz” na vida de Diogo Cruz. “Quando estava no ensino secundário tive um problema grave de saúde e tive um ano afastado da escola e isto foi um trigger, uma motivação enorme para decidir que aquilo que passei e vi a minha família passar naquela altura era mais do que uma motivação para fazer isto para o resto da minha vida e conseguir ter impacto na vida de outras crianças e famílias”.

Foi então assim que arrancou o U.DREAM, que começou por acompanhar “crianças, principalmente famílias que fossem carenciadas na perspectiva socioeconómica, com a ajuda da sinalização dos hospitais, daqueles casos que achavam que a associação teria mais impacto”.

João Ferreira, Presidente da Comissão Executiva do Hospital de Braga, acredita que este projecto “vem de encontro da visão do hospital” e que “os jovens vão certamente prolongar o bem-estar dos doentes e das suas famílias”.

A U.DREAM, até agora, já concretizou 40 sonhos e prevê continuar a melhorar as vidas de quem mais necessita, chegando até Coimbra e Aveiro.

Inês Marinho
Inês Marinho

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv