UM-Cidades inicia périplo nacional

A plataforma UM-Cidades, da Universidade do Minho, inicia esta sexta-feira, dia 24, um ciclo de eventos por todo o país, sobre o tema “Cidades e territórios inteligentes e sustentáveis”.
A primeira sessão acontece na manhã de sexta-feira na Loja Interativa de Turismo de Arouca, no distrito de Aveiro.
O programa tem o mote “Valorização do Território” e conta com responsáveis dos municípios de Oliveira do Hospital, Santarém, Loulé, Arouca e Praia da Vitória, que vão abordar os seus projetos de excelência.
A iniciativa está integrada na conferência “Geonatura – Destinos de natureza e estilos de vida saudáveis”, copromovida pela UM-Cidades, pela autarquia local e pelo Arouca Geopark.
Segundo a nota enviada à redacção, fonte da UMinho recorda que no âmbito da interação com a sociedade, a plataforma UM-Cidades assumiu o objectivo de promover eventos anuais, nomeadamente seminários temáticos nacionais e uma conferência internacional. Cada seminário ocorre em municípios diferentes, abordando um assunto ligado a projetos inovadores promovidos por cada uma das autarquias escolhidas. O público-alvo inclui os municípios portugueses e outras entidades com intervenção no desenvolvimento dos territórios e das populações.
Em cada ano, o primeiro seminário ocorre no concelho que, no ano anterior, tenha vencido o Grande Prémio Município do Ano, atribuído pela UM-Cidades. Arouca e o seu Geopark são, por isso, o ponto de partida deste ciclo em 2019.
