UMinho. Alunos e empresas discutem economia social

Arrancam esta terça-feira à tarde, no campus de Azurém da Universidade do Minho, os TecMeetings dedicados à Economia Social. A iniciativa é desenvolvida pela TecMinho e pretende “reforçar o ecossistema do seio académico e da região”, disse à RUM Helena Moura. As sessões decorrerão quinzenalmente o espaço B-Lounge. Ao longo das sessões serão convidados empreendedores, entidades da região, para estimular ideias e novas oportunidades de negócio junto dos estudantes da instituição de ensino superior minhota.


A primeira edição contou com mais de 160 participantes, seis dinamizadores e quinze oradores, que discutiram várias temáticas em torno do desenvolvimento de negócios de uma forma mais abrangente. 


Na segunda edição o foco está no sector da economia social. Helena Moura, da TecMinho, refere que esta área “em crescimento” tem “grande potencial”. Inovação e economia social é um tema com potencial para “novas ideias e novas oportunidades”.


Ao longo dos próximos encontros discutir-se-à o empreendedorismo social, a economia circular, a responsabilidade social, indústrias criativas e corporativismo jovem. Pensar nos modelos de negócio existente, trazer organizações com experiências nestas áreas “apresentando casos específicos para apostar nesta vertente dentro da Universidade do Minho”, explicou Helena Moura.


Segundo aquela responsável, algumas das ideias dos estudantes assentam precisamente “na vertente social”. “Relacionamo-nos com o meio envolvente e com o ambiente externo. Queremos tentar perceber que resultados existem, que resultados podem ser alcançados e que ideias podem ser trabalhadas”, acrescentou.


As tertúlias “TecMeetings” dedicadas à economia social, no espaço B-Lounge da Biblioteca do campus de Azurém, em Guimarães arrancam às 16h30 desta terça-feira. A sessão conta com Afonso Fontoura (IES Social Business School), Celmira Macedo (Projeto EKUI) e Liliana Ribeiro (Incubadora Regional de Inovação Social) para falarem sobre inovação e empreendedorismo social.

As sessões seguintes são a 8 de Maio (“Economia circular e responsabilidade social”), 22 de Maio (“Empreendedorismo cooperativo e cooperativismo jovem”), 12 de Junho (“Indústrias criativas”) e 26 de Junho (“Modelos de negócio sociais”). 

Os eventos têm cofinanciamento comunitário dos programas Laces e Interreg.

Áudio:

Helena Moura (TecMinho) em declarações à RUM

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv