UMinho assinala 45 anos a olhar para a internacionalização

A Universidade do Minho assinala esta segunda-feira 45 anos desde a sua fundação. A cerimónia comemorativa decorre a partir das 10h00 no Salão Medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga, e tem como um dos pontos altos o anúncio do Prémio de Mérito Científico.
A cerimónia inclui as intervenções do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, do presidente do Conselho Geral, Luís Valente de Oliveira, e do presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Nuno Reis.
O reitor da Academia Minhota refere que o percurso da instituição “é francamente notável” a qualquer título, apontando que poucos acreditariam que a UMinho, neste espaço de tempo, “chegasse onde chegou, no pelotão da frente das instituições de ensino superior em Portugal, e que tem uma grande projecção internacional”. Feitos alcançados graças à “visão estratégica dos seus dirigentes” e também do grande compromisso dos professores, investigadores, trabalhadores e estudantes ao longo do tempo, ressalva Rui Vieira de Castro.
O caminho de futuro “é claro”. A UMinho está comprometida com “uma fortíssima aposta na internacionalização”. Mais estudantes, investigadores e professores estrangeiros na UMinho, mas pretende-se que mais estudantes e trabalhadores de cá “possam fruir de experiências de internacionalização”, atira o Reitor.
De acordo com o reitor da UMinho, a instituição precisa de continuar a “enfrentar o desafio da oferta educativa às necessidades que o país tem”, mas precisa de ser “cada vez melhor no domínio da investigação”.
