UMinho coordena Universidade Sem Fronteiras

A Universidade do Minho é a coordenadora do projecto “Universidade Sem Fronteiras” na Eurorregião. A iniciativa conta com a participação de seis academias públicas de Portugal e Espanha. São elas a Universidade do Porto (UP), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Universidade da Corunha (UdC), Universidade de Santiago de Compostela (USC) e Universidade de Vigo (UVigo). Neste leque de parceiros marca também presença a Fundação Centro de Estudos Euro-Regionais (CEER).
Segundo a pró-reitora para a Internacionalização da UMinho, o projecto foi submetido no âmbito da última convocatória do Programa Transfronteiriço Espanha-Portugal que disponibilizou 1,5 milhões de euros para o desenvolvimento desta Universidade Sem Fronteiras que conta com uma subvenção de 75% da parte do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Carla Martins adianta que a ideia passa por “criar quatro graus conjuntos, ou seja, dois mestrados e dois doutoramentos” que serão partilhados entre as universidades de Portugal e Espanha. Esta será uma realidade em 2021. Para já a equipa está a analisar os processos jurídicos.
“Estamos a estudar iniciativas semelhantes que existem dentro do espaço europeu do ensino superior. O objectivo passa por elencar quais os possíveis entraves jurídicos e administrativos que podem ser levantados a este género de graus. Numa segunda fase vamos desenvolver mecanismos para ultrapassar esses entraves e assim criar os quatro graus”, explica a pró-reitora.
A Universidade Sem Fronteiras vai permitir um maior contacto dos estudantes com investigadores e docentes. Para além de no final do mestrado e doutoramento os alunos contarem com “diplomas conjuntos”.
Neste momento ainda não são conhecidas quais as áreas abrangidas pela Universidade Sem Fronteiras. A próxima reunião está agendada para Setembro.
