UMinho debate investigação da educação em Portugal

A Universidade do Minho recebe, esta sexta-feira e Sábado, o 2º Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Serão cerca de 200 os investigadores na área da educação que farão parte deste evento onde as políticas da educação e os grandes desafios que a esta se colocam estarão em cima da mesa de debate.
Maria Lourdes Dionísio, directora do Centro de Investigação em Educação (CIEd) destacou este evento como um dos “que já vai fazendo tradição” e revelou, aos microfones da RUM, que está pensado um “programa diversificado e representativo das várias das áreas dos estudos ou ciências da educação”, explicando que em debate estarão “questão de didáctica das disciplinas, políticas educativas, inclusão e ensino superior”.
A responsável revela que os trabalhos “vão estar divididos por cinco salas temáticas” onde “cada sessão estará direccionada a um tópico”. “Questões da literacia, inclusão, avaliação de aprendizagens, estudos da infância”, são alguns dos tópicos lançados a discussão.
Maria Lourdes Dionísio acredita que na Universidade do Minho vai estar reunida a investigação mais actual que se faz nosso país e que se poderão lançar bases para reformas educacionais no futuro. “Serão colocados em cima da mesa os temas mais actuais da investigação porque estes são estudantes que estão a dar conta daquilo que hoje caracteriza a investigação que se realiza nos vários centros de investigação do país”, frisou Maria Lourdes Dionísio que referiu que “não se pode esperar que estes projectos ou teses de doutoramento que estarão em discussão possam ter um impacto muito imediato nas políticas”. Ainda assim, ressalva que “há novos paradigmas que estão a organizar o trabalho funcional no campo da educação” e que esses mesmos serão debatidos na academia minhota neste encontro onde a organização está a cargo do Centro de Investigação em Estudos da Criança e do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho em parceria com mais de uma dezena de centros de investigação em educação do país.
Depois de ter acontecido em 2010 na academia minhota, o Encontro deste ano promete juntar mais de 200 investigadores.
O programa detalhado deste encontro está disponível AQUI
