UMinho devolve valor da taxa de emolumentos

A Universidade do Minho vai devolver o valor da taxa de emolumentos paga por alguns estudantes que ao longo do último ano lectivo foram solicitando a defesa do grau de doutor. A medida imposta pela reitoria durante o ano transacto causou indignação na comunidade académica. Na altura, a instituição de ensino superior justificou a aplicação da taxa com despesas administrativas e o facto desta cobrança já acontecer noutras universidades do país. Depois de várias reuniões com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e a Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), a reitoria optou por ceder. Os representantes dos estudantes da instituição minhota congratulam-se com este recuo.

Bruno Alcaide, presidente da AAUM, disse à RUM que a aplicação da taxa “é injusta, ainda mais quando vinha a ser aplicada aos estudantes que já estavam a frequentar o ano lectivo e que a meio vinham a ser surpreendidos com esta aplicação”.

A Universidade do Minho vai devolver o montante de 300 euros que foi pago por vários estudantes e a taxa entrará efectivamente em vigor no arranque do ano lectivo 2016/2017.

Ainda assim, a posição dos representantes dos estudantes é clara. Em comunicado esclarecerem: “Reiteramos a nossa posição contrária à cobrança desta taxa nos anos letivos subsequentes, não considerando justificada a criação da taxa com base na associação a custos administrativos já suportados pelo valor da propina ou pelo facto deste valor ser cobrado nas restantes Instituições de Ensino Superior”.

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv