UMinho distingue 204 alunos de excelência

Dia de festa para a Universidade do Minho que esta quarta-feira distinguiu 204 alunos de excelência com uma bolsa com o valor anual igual a cinco vezes o valor da propina. Na sessão marcaram presença os melhores alunos dos 59 cursos de licenciatura e mestrados integrados, assim como dos 107 mestrados, 60 doutoramentos, dois cursos de pós-licenciatura de especialização e três cursos de formação especializada.

No seu discurso, o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, frisou que 85 destes estudantes distinguidos são bolseiros de acção social, o que “confirma a convicção de que estes prémios podem ajudar a melhorar, de facto, as condições de trabalho dos nossos estudantes que provêm de meios economicamente menos favorecidos e que eles podem ter um papel impulsionador do seu compromisso com o trabalho académico”, defendeu.

Uma questão premente passa pelo investimento da academia minhota que em sete edições já investiu mais de 1 milhão de euros. É um investimento no futuro da academia, os seus alunos, afirma o reitor, “um esforço financeiro significativo”, uma vez que a Universidade do Minho recorre às suas receitas, mas o reitor “está convicto que este esforço se justifica, pelo valor que lhe fica associado de estímulo a níveis superiores de desempenho académico, de reconhecimento da importância da qualificação superior”.

Os estudantes premiados


Luís Ferreira junto ao Reitor da UMinho e Renata Carvalho, primeira à direita

Renata Carvalho tinha já desde o secundário a ambição de ingressar no curso de Medicina. Hoje, é uma das 122 raparigas distinguidas com uma bolsa de excelência. Para chegar aqui garante que é necessário saber gerir o tempo, mas confessa que é importante sair e estar com os amigos para não ficar “mergulhada” no estudo, e assim, continuar focada. Para esta estudante, a Universidade do Minho é “única”, devido à proximidade dos professores com os alunos. “É diferente nós ganharmos um prémio e recebermos uma mensagem de parabéns de um professor. Aqui reconhecem o nosso trabalho”, refere.

É já a terceira vez que Luís Ferreira é premiado com esta bolsa de excelência. O aluno do curso de História garante que ao longo desta caminhada os bons resultados foram estimulando-o a querer mais. Mas reconhece que é fundamental gostar do que se faz para que nunca seja um fardo. Outro aspecto destacado pelo estudante é a “estabilidade familiar que permita pensar nos estudos e não em outros problemas”. Um caminho, ainda assim, que não é só de vitórias. Luís desabafa que não é possível conciliar tudo de forma perfeita: “temos de fazer escolhas”, reconhece.

 

Vanessa Batista
Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv